Artigo - A volta da viagem e o 1º de maio

Agora que a delegação presidencial em visita ao Japão e ao Vietnã está de volta e cada qual retoma as suas atividades corriqueiras espero que os três dirigentes sindicais convidados preparem em conjunto, ou individualmente em suas redes, um balanço da viagem com as muitas reuniões e negociações políticas acontecidas.

Será também ocasião para que comecem a concretizar as tratativas com o presidente Lula e os presidentes da Câmara e do Senado relacionadas à pauta de interesse das centrais, do movimento sindical e dos trabalhadores e trabalhadoras.

A ocasião parece ser propícia valorizada mais uma vez pelos resultados das negociações salariais apuradas pelo DIEESE que superaram, em fevereiro de 2025, a marca de 87% com ganhos reais.

Depois de inúmeras discussões ficou estabelecido que as comemorações do 1º de maio, em São Paulo, serão patrocinadas pela maioria das centrais sindicais no Campo de Bagatelle com sorteios de prêmios. A CUT, como convidada, não participa da organização do ato e realizará sua própria comemoração no ABC paulista.

Em outros estados há previsão de inúmeros atos, como no Paraná, por exemplo, em que a Força Sindical realiza vários eventos com a coparticipação de prefeituras municipais e a grande Metalfest na sede campestre do sindicato dos metalúrgicos da Grande Curitiba.

Em todas as comemorações prevalece a pauta de reivindicações unitária e concentrada.


João Guilherme Vargas Netto
É membro do corpo técnico do Diap e consultor sindical de diversas entidades de trabalhadores em São Paulo

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.