Artigo - O impacto do aumento dos medicamentos e a luta pela valorização das aposentadorias

O recente aumento no valor dos medicamentos tem afetado diretamente a vida da população, especialmente dos aposentados, que muitas vezes necessitam de tratamentos contínuos para manter a saúde e a qualidade de vida. O alto custo dos remédios compromete uma parte significativa da renda dos idosos, tornando ainda mais difícil equilibrar o orçamento mensal.

Diante desse cenário, o Sindicato Nacional dos Aposentados reforça seu compromisso com a valorização das aposentadorias, pois é essencial garantir que aqueles que trabalharam a vida inteira possam viver com dignidade. Os aposentados gastam mais com medicamentos, pois são o grupo mais impactado por doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que exigem uso constante de remédios. Sem um reajuste adequado nos benefícios, muitos enfrentam dificuldades para custear seus tratamentos.

Pensando nisso, o Sindicato oferece três programas que incluem descontos na compra de medicamentos, garantindo que os aposentados tenham mais acesso aos remédios de que precisam. Além disto, lutamos pela aprovação do Projeto de Lei 1468/23, do deputado Pompeo de Mattos, que garante 5% de reajuste adicional para os benefícios, o Quinquênio das Aposentadorias.

É fundamental lutar por políticas que garantam o aumento real das aposentadorias acima de um salário mínimo, para que os idosos não sejam prejudicados pelo avanço da inflação e pelos reajustes abusivos nos preços dos medicamentos.

A valorização dos aposentados deve ser uma prioridade. Eles contribuíram por anos para o desenvolvimento do país e merecem respeito e reconhecimento. Por isso, o sindicato seguirá firme na defesa de reajustes justos dos benefícios, garantindo melhores condições de vida para todos os aposentados.


Milton Cavalo
Presidente do Sindical Nacional dos Aposentados 

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.