Artigo - Sindicato implanta jornada 4×3 e dá o exemplo

A luta por jornadas de trabalho mais humanas é histórica, mas continua urgente. No Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, acreditamos que não basta apenas defender mudanças: é preciso dar o exemplo. Por isso, implantamos a jornada 4×3 para nossos próprios funcionários.

Jornada 4×3

A partir de agora, nossa equipe administrativa será dividida em dois grupos:

  • Equipe A, que trabalhará de segunda a quinta-feira, folgando na sexta, sábado e domingo e;
  • Equipe B, que trabalhará de terça a sexta-feira, folgando no sábado, domingo e segunda.

Todos terão jornadas ampliadas, sendo 9 horas de trabalho efetivo, 1 hora destinada à refeição e duas pausas de 30 minutos, por liberalidade do empregador, para café, uma pela manhã e outra à tarde.

5×2

Deixamos a escala 5×2 como opção àqueles que não queiram a mudança.

Essa medida não é apenas uma questão de organização interna. É uma convicção de que é possível construir relações de trabalho mais justas, saudáveis e produtivas. Sabemos que muitas empresas do setor elétrico ainda aplicam a jornada tradicional 5×2, outros uma terrível 6×1 e queremos demonstrar na prática que é possível atender as demandas dos trabalhadores e também das empresas, com ambientes mais saudáveis e cooperativos.

A jornada 4×3 permite que o trabalhador tenha mais tempo para a família, para cuidar da saúde, estudar, descansar e viver plenamente. Ao mesmo tempo, reduz custos de deslocamento, aumenta a produtividade e diminui o adoecimento e o absenteísmo.

Com base nesse exemplo prático, o Sindicato dos Eletricitários reafirma seu compromisso de lutar pela implantação da jornada 4×3 em toda a sua base, buscando ampliar os benefícios dessa escala para todos os trabalhadores do setor, em especial, nas áreas administrativas. Acreditamos que essa mudança representa um avanço fundamental para a valorização da categoria e a modernização das relações de trabalho.

Por isso, defendemos que esse debate seja ampliado e chegue ao Legislativo e ao conjunto da sociedade. O Sindicato não vai esperar: vamos continuar sendo exemplo de que avançar é possível, com coragem, responsabilidade e compromisso com a categoria.


Eduardo Annunciato - Chicão
Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente – FENATEMA e do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo – STIEESP

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.