Ao Excelentíssimo Ministro do Supremo Tribunal Federal
Prof. Dr. Alexandre de Moraes
O senhor foi indicado ao STF pelo presidente Temer e o destino tem seus mistérios. Foi graças ao senhor e aos demais ministros comprometidos com a Constituição que conseguimos evitar um golpe que seria terrível e que poderia resultar em milhares de mortes.
A trajetória da democracia nestes dias conturbados tem sido difícil, mas como dizia Riobaldo, “viver é muito perigoso”. Estamos vivos e devemos enfrentar os perigos. Vossa excelência tem enfrentado os desafios deste mundo líquido e maneira corajosa e merece nossos aplausos e respeito.
Quando, por meio de uma lei absurda, urdida às escancaras por traidores da pátria - um deles ganhando dinheiro público para tramar contra o país -, vossa excelência é atingida, todos nós o somos.
A maioria de nós, trabalhadores, nunca foi à Disney e vivemos muito bem. Ao Pateta e ao Pato Donald, preferimos o Saci e a Iara. Às praias da Flórida, preferimos as do Nordeste. Aos ultraprocessados americanos, preferimos a tapioca e o açaí. Afinal, como canta Xangai, “Se farinha fosse americana, Mandioca importada, Banquete de bacana, Era farinhada”. O título dessa música diz muito de nós: “Nóis é Jeca, mas é joia”.
Receba, vossa excelência, o abraço solidário de um trabalhador que vem das greves históricas do ABC e que sabe o que é enfrentar uma ditadura verdadeira. Não esmoreça, o Brasil conta com sua dignidade e dos demais ministros que não se curvam aos interesses mesquinhos e personalistas de quem não tem projeto de país, apenas projeto de poder.
E a propósito, “Vai Corinthians!”.