Notícia - Morre Severino Almeida, líder histórico da categoria marítima

O sindicalista Severino Almeida Filho, fundador da CTB e líder histórico da categoria marítima, faleceu na madrugada desta quarta-feira (12), no Rio de Janeiro, aos 67 anos. Segundo Carlos Augusto Müller, presidente da Conttmaf (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos), Severino “partiu para sua última viagem em paz, enquanto dormia, em casa”. Ele será cremado nesta quinta-feira (13), em cerimônia restrita à família, no Crematório Memorial do Carmo.

Severino foi presidente do Sindmar (Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante) e da Conttmaf. Em 2007, liderou a participação da categoria marítima no Congresso de Fundação da CTB, em Belo Horizonte, e foi eleito secretário de Relações Internacionais na primeira direção da central.

Em nota, o presidente da CTB, Adilson Araújo, lamentou a perda do “comandante Severino Almeida, maior líder da categoria marítima, grande construtor da nossa central sindical”. Segundo Adilson, o dirigente “deixa uma grande lacuna, mas também importante legado, dado toda sua contribuição para a construção da organização sindical marítima, aquaviária, portuária e estivadora”.


Fonte:  Portal CTB - 13/01/2022


Comentários