A elaboração do novo plano de ação da CUT em defesa dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras com deficiência será debatida em uma plenária nacional, na manhã deste sábado (19). Durante o encontro, que reunirá representantes de estaduais e de ramos da Central, serão abordados os principais problemas e entraves enfrentados por esses trabalhadores, com o objetivo de traçar as estratégias de luta.
As etapas estaduais já foram realizadas e levantaram os principais temas a serem abordados na plenária nacional, entre eles, o cumprimento da cota de vagas em empregos públicos e privados, conforme prevê a legislação, além da desconstrução de conceitos como o capacitismo, ou seja, a discriminação em razão de deficiência.
Outro tema que permeará o encontro será a garantia de acessibilidade como meio de exercer amplamente a participação social.
“Vamos traçar estratégias para ampliar e reforçar a atuação do grupo de trabalhadores e trabalhadoras com deficiência no movimento sindical, para que consigam participar das atividades sindicais em igualdade de oportunidades com as demais trabalhadoras e trabalhadores”, diz Jandyra Uehara, secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT.
A plenária será comandada pelos os professores Carlos Maciel e Maria Cleide, coordenadores do Coletivo Nacional dos Trabalhadores com Deficiência da CUT. Logo após a abertura, Jandyra Uehara fará uma exposição sobre a realidade desses trabalhadores tanto no movimento sindical como no mercado de trabalho.
O tema será debatuido também com a participação de representantes sindicais internacionais, da AFL-CIO, maior central sindical da América do Norte, trazendo uma análise sobre a realidade destes trabalhadores em outros países.
Ao final da plenária, será composto o novo Coletivo Nacional e definido o plano de ação.
Programação
- 9h – Abertura: Professor Carlos Maciel e Maria Cleide (Cleidinha), atuais coordenadores do Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência da CUT
- 9h10 - Análise de conjuntura: Jandyra Uehara, Secretária Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT
- 9h30 - Conjuntura internacional e parceria com a CUT (AFL-CIO)
- 9h50 – Exposição da situação dos Coletivos Estaduais e Apresentação de indicados para representação dos estados
- 11h - Ratificação da representação por estado e composição do Coletivo Nacional
- 11h30 - Discussão e aprovação do Plano de Ação para o próximo período
- 12h30 – Encerramento
Informações e inscrições devem ser feitas pelo e-mail: [email protected]