Notícia - Metalúrgicos da Avibras retomam luta em defesa dos empregos e direitos

Os metalúrgicos da Avibras vão retomar a luta em defesa dos empregos e direitos. A decisão foi tomada em assembleia que reuniu na sede do Sindicato, nesta sexta-feira (26), os trabalhadores que estão em layoff. Entre as iniciativas a serem tomadas, estão manifestações e pressão para que o poder público cobre da empresa a preservação dos empregos.

Essa retomada é necessária para garantir que todos os 520 trabalhadores que hoje estão em layoff voltem para a fábrica. Esse regime termina em 29 de setembro, com mais três meses de estabilidade. Passado esse período, a Avibras pode fazer as demissões.

No dia 18 de março a empresa demitiu 420 trabalhadores. Eles só tiveram seus empregos de volta, graças a um mês de intensa luta nas ruas e nos tribunais. Com a proximidade do fim do layoff, é hora de retomar as mobilizações.

O Sindicato defende que a empresa adote um sistema de rotatividade, dividindo os funcionários em grupos que permaneçam em layoff e os que ficarão na fábrica.

Na assembleia, foi eleita uma comissão de trabalhadores para estar junto com o Sindicato em todas as atividades dessa luta.

Carta aos candidatos

A primeira iniciativa a ser tomada será o envio de carta aos candidatos à Presidência da República, Governo do Estado e Senado. O Sindicato e os trabalhadores irão reivindicar que os candidatos assumam o compromisso de, se eleitos, buscar investimentos do Estado para a Avibras, por meio de compras de equipamentos produzidos pela fábrica.  

Foi aprovado um indicativo para a realização de uma passeata, no dia 6 de setembro, em Jacareí. Será reivindicado que os prefeitos de Jacareí e de São José dos Campos cobrem da empresa a manutenção dos empregos.

Recuperação judicial

Como a Avibras está em processo de recuperação judicial, em breve deve ocorrer uma assembleia de credores. O Sindicato vai representar os funcionários na votação. Para isso, é preciso que os trabalhadores assinem procurações. Os plantões para assinatura acontecerão a partir de segunda-feira (29), na sede e subsede de Jacareí.

“Já travamos uma importante e vitoriosa batalha, contra as 420 demissões. Mas a luta em defesa dos empregos tem de continuar. O poder público tem de se posicionar e agir em favor dos trabalhadores. Vamos para cima dos governantes e exigir medidas concretas contra demissões na Avibras”, afirma o diretor do Sindicato Sérgio Henrique Machado.


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos / Foto: Roosevelt Cássio - 26/08/2022


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.