Notícia - Em Brasília, FETAG-BA trata de regularização e demarcação de terras

Dirigentes da FETAG-BA participaram de uma reunião articulada pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. Pela comitiva baiana participaram a secretária de Finanças, Luciana Santos; a secretária de Política Agrária, Maria Cristina; o secretário geral, Welliton Santos; além do dirigente da CONTAG, Alair Luiz.

O encontro tratou de pautas importantes, como regularização fundiária de assentamentos e comunidades tradicionais, a situação dos conflitos nas áreas quilombolas e fundo e fecho de pasto, dentre outras. “A FETAG tem dado atenção às demandas de regularização e demarcação de terra, além de apoiar as famílias que estão lutando para produzirem com tranquilidade e dignidade. Essa luta é para garantir o acesso à terra para quem só quer produzir o que alimenta nosso povo”, disse Luciana Santos.

Segundo Wellinton Santos, a FETAG tem se articulado com a CONTAG para reforçar as lutas de quem vive e trabalha no campo. “São demandas que precisam da nossa mobilização e de interlocutores junto ao governo federal e ao Congresso, como o deputado Daniel Almeida, sempre nos apoiando”, frisou.

Daniel Almeida ressaltou que os conflitos envolvendo terras são tema recorrente e uma preocupação para famílias assentadas e do seu mandato. “Com o ministro discutimos a situação de duas áreas de assentamento no município de Itapicuru: os projetos de assentamento federal de Bom Jesus das Ortigas, com 49 famílias, e de Arizona, com 80 famílias, que foram transferidas para o acompanhamento em Sergipe. Debatemos também as demarcações das comunidades quilombolas no município de Barra e sobre cinco comunidades que foram vítimas de invasões e confrontos em 2023”, destacou. Informações: CTB-BA

 


Fonte:  CTB-Bahia - 09/02/2024


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.