Notícia - Comerciários de Itabuna e Salvador em luta nos setores lojista e de supermercados

Vários sindicatos de comerciários na Bahia estão em plena campanha salarial. A intransigência patronal dos setores lojista e de supermercados, em Salvador e Itabuna, fez os sindicatos realizarem ações no comércio das duas cidades, no último dia 28. Na cidade do Sul do estado, o Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região não foi às compras nos supermercados. Foi à luta com manifestações da campanha salarial em diversas lojas da cidade para conscientizar e mobilizar a categoria, além de denunciar uma absurdo aos clientes: a proposta indecente patronal de reajuste zero. 

A entidade denuncia que, além de 0% de aumento, o sindicato patronal propôs a retirada do pagamento pelos feriados trabalhados e dos 10% de quebra de caixa, direitos conquistados com muita luta nos últimos anos. “Consideramos essa proposta uma afronta aos trabalhadores e às trabalhadoras que trabalham diariamente, inclusive em feriados, e com jornadas exaustivas. Enquanto os mercados seguem lucrando graças ao esforço e a dedicação da nossa categoria. Vamos intensificar as ações nas lojas e aumentar a pressão para que, na próxima reunião, o patronato avance e valorize quem faz o setor de supermercados ser forte”, destacou Amanda Santos, presidenta dos Comerciários.

SALVADOR NOS SHOPPINGS

Em Salvador, os dirigentes distribuíram panfletos nos shoppings da Bahia, Paralela, Salvador e Salvador Norte. O material informa que o Sindicato dos Lojistas já havia avançado em pontos importantes das reivindicações, mas recuou na última rodada de negociação.

“Chegamos a um beco sem saída. É lamentável essa atitude dos patrões quando já tínhamos evoluído para um acordo aceitável. Mostra um descaso com a categoria. Por isso, vamos ganhar ruas e shoppings para reverter essa situação e mostrar o valor dos comerciários e das comerciárias em nossa cidade”, afirmou Renato Ezequiel, presidente da entidade.

 


Fonte:  FEC Bahia - 02/04/2024


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.