Com apoio da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), o segundo encontro para debater o segmento eletroeletrônico na categoria metalúrgica foi realizado na última quinta-feira (4), em Sorocaba. A atividade é promovida pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT).
O encontro contou com a presença de representantes dos Sindicatos do ABC, Bauru, Cajamar, Itu, Salto, São Carlos, Sorocaba e Taubaté, todos filiados à FEM-CUT/SP. A secretária da Mulher Trabalhadora da Federação, Ceres Ronquim, representou a entidade no evento.
A atividade garantiu um importante espaço para troca de experiência e integração entre os dirigentes sindicais, com o objetivo de promover a formação sobre o segmento, além de fortalecer e organizar a luta sindical no local de trabalho.
O encontro buscou, ainda, elencar as demandas locais e socializar ações realizadas pela CNM/CUT dentro do segmento para definir uma pauta nacional específica que considere as demandas do chão de fábrica.
Ao final, os participantes tiraram como encaminhamento ações para fortalecer a ação sindical no segmento eletroeletrônico no Estado de São Paulo e indicar duas pessoas – sendo uma delas uma mulher – para representar o estado na rede do segmento junto a CNM/CUT.
Para Ceres Ronquim, secretária da Mulher Trabalhadora da FEM-CUT/SP, o encontro foi uma importante oportunidade de debater o segmento e unir forças para avançar em melhorias.
“Quando nos reunimos e conhecemos a realidade do segmento em diversas cidades do estado de São Paulo, reunimos informações fundamentais para nos organizarmos e fortalecermos a nossa luta. É importante lembrar que o segmento eletroeletrônico é o que mais emprega mulheres e estarmos organizados contribui para conquistarmos mais proteção para as trabalhadoras, além de ser um ganho para a categoria como um todo”, destaca ela.