O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (8) com representante do possível investidor da Avibras. No encontro, o Sindicato apresentou a pauta de reivindicações dos trabalhadores e foi discutida a possível aquisição da indústria bélica, localizada em Jacareí.
No encontro o Sindicato apresentou como prioridades o pagamento de todos os salários que estão atrasados e a permanência da fábrica no Brasil. Os trabalhadores já acumulam 19 meses sem receber seus vencimentos.
Uma nova reunião foi agendada para o dia 19 de novembro, em que a empresa vai apresentar uma contraproposta para os trabalhadores. O investidor foi representado por Carlos Fortner, que não divulgou o nome do possível comprador.
Segundo Fortner, a empresa interessada é de capital 100% nacional e a intenção é que a Avibras permaneça no Brasil. Um acordo vinculante de compra e venda foi assinado no dia 28 de outubro. Agora, está em andamento a fase de diligência para que a compra seja de fato efetivada.
“Para o Sindicato, essa reunião representou um importante avanço. Desde 2022, quando a Avibras entrou em recuperação judicial e agravou-se a crise, nenhum investidor havia procurado o Sindicato, que é o legítimo representante dos metalúrgicos. Da nossa parte, vamos nos empenhar na defesa dos interesses dos trabalhadores”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.
A pauta de reivindicações dos trabalhadores inclui:
- pagamento de todos os salários na íntegra, incluindo as multas;
- volta imediata do plano de saúde para todos os funcionários;
- garantia de permanência por no mínimo 10 anos na região, em compromisso a ser assinado com os governos federal, estadual e municipal, Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Ministério Público Federal;
- divulgação dos valores devidos para cada trabalhador, incluindo salários e multas;
- estabilidade no emprego por um ano para os atuais trabalhadores.