Notícia - O tema do fim da escala 6x1 repercute nas redes sociais

O fim da escala 6x1 tem movimentado as redes sociais de forma sem precedentes. No início poucas pessoas falavam sobre isso. Ficava restrito ao Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo Rick Azevedo, comunicadores de esquerda e a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), mas desde a semana passada isso tem mudado muito.

O assunto começa a aparecer na grande mídia e a repercussão nas redes sociais tem mostrado o movimento sindical se pronunciar sobre o assunto.

O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) escreveu na sua conta da rede social X (antigo Twitter):

“É um dever de todo militante de esquerda engrossar o coro pelo FIM DA  ESCALA 6x1. Essa é uma pauta trabalhista universal e que precisa ir adiante.  

Não é hora de divisionismo ou briga de ego partidário.  

Contem com o Sindipetro-ES nesta pauta!”

Miguel Torres, presidente nacional da Força Sindical escreveu artigo sobre a importância da redução da jornada de trabalho para a classe trabalhadora e fala sobre ampliar o debate sobre a PEC que foi apresentada pela deputada federal Erika Hilton.

“A redução da jornada é uma luta histórica. Com a redução da jornada todos ganham. A redução irá gerar mais empregos, distribuindo renda, melhorando, assim, o acesso ao consumo. É bom lembrar que o aumento do emprego terá impacto positivo sobre a redução da violência”, escreveu Torres.

O criador de conteúdo e militante comunista, Gustava Gaiofato, ressalta o momento que estamos vivendo com a agitação da classe trabalhadora.

“Me parece estar acontecendo um novo momento de agito na luta de classes de uma maneira geral. Será um momento fundamental para construir a disputa da consciência dos trabalhadores por um programa estratégico com horizonte revolucionário. Disputar o presente, construir o Futuro”, escreveu Gaiofato.

Parlamentares têm se manifestado nas suas redes sociais sobre a redução da jornada de trabalho e fim da escala 6x1, entre eles está o Lindbergh Farias (PT-RJ) que disse: “O que dignifica o trabalhador é remuneração justa, direitos e tempo pra viver, não trabalhar até à exaustão. Chega de escala 6x1!”

 

Ato nacional

Dia 15 de novembro ocorrerá o primeiro ato nacional pelo fim da escala 6x1, redução da jornada de trabalho e apoio a PEC apresentada pela deputada Erika Hilton.

Em São Paulo, a manifestação será na Avenida Paulista, às 15h, na frente do MASP

 

 



Fonte:  Redação Mundo Sindical - Manoel Paulo / Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado - 11/11/2024

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.