A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – RS (CTB-RS) promoveu na manhã do dia 27 de novembro sua reunião de final de ano. O encontro contou com a presença de importantes lideranças regionais, estaduais e nacionais da central. Durante a reunião, foram abordados temas prioritários para a organização sindical e para os trabalhadores em geral.
A pauta incluiu: avaliação das eleições 2024 e conjuntura política; situação financeira da CTB Estadual; organização do 5º Congresso Estadual da CTB-RS, etapa preparatória para o 6º Congresso Nacional; atualização junto ao MTE dos sindicatos filiados e novas filiações; planejamento da agenda de atividades para 2025;
e estratégias para os desafios futuros.
Análise da Conjuntura e Prioridades
Na abertura, o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, apresentou uma análise sobre o cenário atual, destacando os seguintes pontos:
•? ?resultados eleitorais de 2024 e suas implicações para o movimento sindical e os trabalhadores;
•? ?a luta pelo fim da escala 6×1 no setor de serviços;
•? ?o impacto do pacote econômico e fiscal proposto pelo Governo Federal;
•? ?a importância do indiciamento dos responsáveis pela tentativa de golpe de Estado.
Na sequência, a plenária debateu estratégias para fortalecer a mobilização sindical em torno de pautas prioritárias, como a luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, aprovação do Salário Mínimo Regional, organização para o Dia de Lutas em Defesa da Democracia, em articulação com outras centrais sindicais e movimentos sociais.
Rumo ao 5º Congresso Estadual
Outro ponto central foi a definição da data e local para o 5º Congresso Estadual da CTB-RS, evento que marca a etapa estadual do 6º Congresso Nacional da central. Uma Comissão Organizadora foi formada para garantir a condução democrática e plural do encontro, reforçando o compromisso da CTB com a representatividade e o fortalecimento da luta sindical.
Encaminhamentos para 2025
Ao final, foi discutida a construção da agenda de atividades para o próximo ano com foco na mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores, na ampliação das filiações e na consolidação da CTB como uma voz ativa na luta por justiça social, igualdade e democracia.
A reunião reafirmou o compromisso da CTB-RS com a organização dos trabalhadores e com o enfrentamento das adversidades que desafiam o movimento sindical no atual contexto político e econômico.