Notícia - MTE lança nova plataforma de atendimento ao público

O MTE disponibilizará no primeiro semestre de 2025 a Plataforma Unificada de Atendimento, a UNA, para todas as unidades da federação. O instrumento foi idealizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para facilitar o acesso aos serviços prestados pelas Superintendências, Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego A UNA será iniciada por meio de projeto-piloto a partir de 11 de dezembro no estado do Rio de Janeiro, onde os cidadãos poderão solicitar seus atendimentos por meio da UNA.

O objetivo principal é que as solicitações sejam mais rápidas e seguras. A UNA oferecerá um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. Com a plataforma será possível enviar documentos digitalizados, acompanhar ou remarcar agendamentos.

Os benefícios aos cidadãos vão além da agilidade e segurança na solicitação de serviços; integrar usuário e unidade de atendimento, o que vai desburocratizar etapas; agendar atendimento presencial; e a criação de protocolo e atendimento remotos para solicitações e requerimentos eletrônicos.

Em contrapartida, o MTE contará com maior controle e segurança no atendimento uma vez que os protocolos serão autenticados na plataforma Gov.br e integrará processos eletrônicos e execução de tarefas.

Estarão disponíveis os seguintes atendimentos para os cidadãos, Unidades do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como outros órgãos vinculados ao MTE:

Agendamentos e atendimentos para os seguintes serviços: 

  • Solicitação da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);

  • Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

  • Solicitações sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);

  • Solicitações sobre o Empregador Web;

  • Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre o Abono Salarial;

  • Agendamento para o serviço Multas e Recursos;

  • Agendamento para o serviço Orientação Trabalhista;

  • Esclarecimento de dúvidas sobre o Registro Profissional; e

  • Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre o Seguro-Desemprego.


Fonte:  Ministério do Trabalho e Emprego - 10/12/2024


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