Nesta terça-feira (10), a Delegação da Força Sindical liderada pelo presidente Miguel Torres, realizou encontro bilateral com os dirigentes da Federação Nacional dos Sindicatos da China, ACFTU.
Os líderes sindicais do Brasil e da China, fizeram uma análise do contexto e a conjuntura política, econômica e social em ambos países e a nível global.
Durante os debates e intercâmbios, o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, e o primeiro secretário da ACFTU, XU Liuping, falaram sobre as preocupações dos trabalhadores e da comunidade internacional com a situação geopolítica , as crises econômicas, políticas e sociais, além dos graves conflitos e guerras que estão acontecendo em diversos países e regiões do mundo.
“Nos graves conflitos e Guerras, as principais vítimas são os trabalhadores, as trabalhadoras e a grande maioria da população, principalmente os mais vulneráveis”, afirmo, Miguel Torres.
“ Os trabalhadores e o povo chinês, trabalhamos permanentemente pela paz, pela armonia, o respeito mútuo entre os povos, e o desenvolvimento sustentável e uma globalização com ganhos compartilhados”, nesse sentido, coincidimos com a Força Sindical nesses objetivos comuns”, disse XU Liuping.
Os Dirigentes destacaram, a importância do fortalecimento do intercâmbio, a cooperação bilateral e a solidariedade em diversas áreas de interesse comum entre ambas entidades.
Eles comprometeram-se com ações concretas para fortalecer a luta dos trabalhadores em ambos países, e o trabalho conjunto com o movimento sindical internacional nos BRICS, G20, OIT, e outros organizações é fóruns multilaterais.
Foi feita uma avaliação muito positiva dos 32 anos de relações bilaterais entre a Força Sindical e a ACFTU, os 50 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a China, e o glorioso Centenário da fundação da ACFTU que será celebrado no próximo ano de 2025.
Durante o dia de hoje, delegação também participou de importantes atividades de intercâmbio, entre as quais, um encontro no departamento de prestação de serviços aos trabalhadores da ACFTU.
Na oportunidade, os dirigentes aprofundaram conhecimento, e trocaram informações sobre a importância do uso da tecnologia na prestação de serviços de forma rápida e eficaz aos trabalhadores e trabalhadoras através de plataformas digitais criadas pela ACFTU em diversas áreas de atendimento de consultas e demandas dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Os líderes Sindicais da Força Sindical, também foram recebidos no Congresso Nacional do Povo, onde tiveram o oportunidade de conhecer um pouco da história, política e cultura do povo chinês.
Além das imponentes estruturas e detalhes das instalações do palácio que abriga mais de 3.000 deputados da Assembleia Nacional Popular da China,
A delegação também fez uma visita ao Estádio dos Trabalhadores em Pequim, com capacidade para mais de 65 mil pessoas, o imponente Estádio do Beijing Futebol Club, além de acolher os jogos da super liga do Futebol Chinês, também abriga a temporada de Futebol dos trabalhadores de diversas categorias, principalmente dos times dos setores da indústria, do comércio e serviços.
“Foi uma maravilhosa experiência e intercâmbio na área do esporte, cultura e lazer com os amigos e companheiros da ACFTU nacional e da província de Pequim”, relata Miguel.
Nos dias 11 e 12, a delegação terá um importante encontro com a direção da ACFTU da Província de Lijin, e da cidade de Chengchun, é uma visita a histórica a empresa de Carros “Banda Vermelha”.
Na volta a Pequim os sindicalistas fecham a agenda internacional num importante encontro oficial com o Partido Comunista Chinês.
A delegação da Força Sindical está composta pelos companheiros:
- Miguel Torres, presidente da Força Sindical
- ?Sergio Luiz Leite, Presidente da Fequimfar e vice presidente da FS
- ?Nilton Neco, Souza da Silva, Secretário Internacional da FS e presidente do Sindec – Porto Alegre
- ?Márcio, presidente Sintrabor- SP e FENABOR,
- ?Jeferson Caproni, presidente do Sindsaúde SP
- ?Ortelio, Palacio Cuesta, assessor especial de assuntos internacionais da FS e Sintrabor.
Veja fotos da delegação da Força em intercâmbio na China