O Sindicato dos Vigilantes de Niterói (SVNIT) iniciou os trabalhos de 2025 com uma reunião definitiva com representantes do Plaza Shopping e da empresa Graber, que presta serviço de segurança privada para o estabelecimento. Na pauta da reunião – que contou com a presença dos diretores Josimar Corrêa e Rafael Cota – estavam denúncias dos trabalhadores ndo local e irregularidades na prestação do serviço de segurança privada.
Durante a conversa, o SVNIT alertou que os porteiros que estão prestando serviços de vigilância patrimonial devem ser substituídos por vigilantes profissionais em até 60 dias, conforme determina a legislação do setor. Caso a situação não se regularize, o sindicato apresentará denúncia das irregularidades à Polícia Federal (PF), ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Estatuto da Segurança Privada, sancionada pelo presidente Lula em setembro de 2024, prevê no artigo 48 que tomador de serviço e a empresa contratada sofrerão sanções civis e penais por prestar e contratar serviço clandestino de segurança, além de estarem sujeitos ao pagamento de multas.
“Não podemos aceitar a exploração da mão de obra por empresas de serviços que querem vender segurança sem ter autorização da DPF e os contratantes que contratam porque querem a segurança, mas não querem pagar o que é devido aos trabalhadores”, afirma o presidente do SVNIT, Cláudio Vigilante.
Outra denúncia apurada pelo sindicato aponta que a empresa obriga o trabalhador a atualizar a ATA nas folgas e não paga as horas extras referentes ao curso – passagem e alimentação só são reembolsados dois meses depois.
“Deixamos claro que do jeito que está não pode ficar. É inadmissível vigilantes que trabalham 12 horas em pé dentro de um shopping e ainda tenha que fazer reciclagem só na folga sem descanso! É uma falta de respeito muito grande com o trabalhador”, acrescenta o presidente.
Os representantes da Graber e do Plaza Shopping afirmaram que levarão as reclamações e questionamentos do SVNIT aos respectivos superiores hierárquicos. O SVNIT ficará atento às respostas para adotar as devidas ações contra as irregularidades.