A direção da CUT São Paulo vem a público manifestar total repúdio aos atos violentos ocorridos na sede do Partido dos Trabalhadores (PT) em Diadema, na Grande São Paulo, na madrugada de 14 de janeiro.
O local foi invadido, as instalações foram destruídas, pichadas e tiveram equipamentos roubados. Os crimes foram denunciados às autoridades e aguardamos uma rigorosa investigação diante deste atentado, que representa um ataque direto à democracia e, ao que tudo indica, demonstra violência política.
Divergências ideológicas fazem parte da democracia, entretanto, atos de ódio, que abalam direitos e a Constituição, não podem ser tolerados. Nos últimos anos temos visto uma escalada de ações violentas que atentam contra o Estado Democrático de Direito. Tais posturas devem ser combatidas.
As organizações políticas são instituições que mobilizam e articulam a luta por um país mais justo e, por isso, devem ser respeitadas. Nossa solidariedade aos companheiros e companheiras de luta do PT em Diadema. Vamos acompanhar os desdobramentos da investigação e esperamos que haja responsabilização aos autores do crime.
Continuamos na luta por justiça social, respeito à diversidade e construção de um país em que o diálogo esteja acima da violência.
Direção da CUT São Paulo
14 de janeiro de 2025