O secretário de Saúde do SMTTRUSP, Antonio Barbosa de Jesus (Xarope), recebeu, nesta quinta-feira (16), no auditório da entidade, os vice-presidentes de CIPAA eleitos pelos trabalhadores nas garagens, para discutir o planejamento e organização do 4º seminário anual de cipeiros com o tema “Investir em Saúde e Segurança no Trabalho, Preserva Vidas!”.
Este importante encontro, previsto para fevereiro, simboliza o processo de resgate das conquistas subtraídas do Sindicato, que sempre teve na atuação da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) um alicerce essencial na luta em defesa da proteção e garantia da saúde e segurança e combate aos assédios nos locais de trabalho.
Inclusive, a realização do 4º seminário anual de cipeiros foi conquistada durante a Campanha Salarial 2024 e está ratificada na Convenção Coletiva de Trabalho, cláusula 33ª, fruto do trabalho efetivo da direção do Sindicato com a liderança do presidente Edivaldo Santiago. O setor patronal, conforme acordado, arcará com os custos do seminário.
O secretário de organização e relações do trabalho, juventude e pessoas com deficiência do SMTTRUSP, Nailton Francisco de Souza (Porreta), um dos organizadores do seminário, apresentou aos presentes um documento de 49 páginas com propostas e linhas de ação que serão trabalhadas durante o evento. Todas elas aprovadas por unanimidade!
As sugestões para o seminário anual dos cipeiros apresentadas e aprovadas foram (1) Adequação das estruturas das CIPAAs; (2) Treinamentos de como fazer o Mapa de Risco; (3) Importância de realização das SIPATs; (4) Cumprimento das cláusulas da CCT sobre saúde e segurança no trabalho; (5) Retomar ações de cumprimento da Lei sobre trabalho em céu aberto; (6) Definir calendário bimestral de reuniões com os vices presidentes das CIPAAs e de Plenárias quadrimestral com os cipeiros; (7) Criar Grupo de WhatsApp de vices-presidentes das CIPAAs; (8) Apresentar funções da Secretaria de Saúde do SMTTRUSP; e (9) Colocar em prática o programa de acidentes e saúde do trabalhador em transporte.
“Nossos cipeiros são verdadeiros militantes dentro das garagens, mas com um objetivo fundamental, que é assegurar um ambiente de trabalho funcional, positivo e saudável para os companheiros e companheiras. Temos plena confiança em vocês e daremos suporte para assegurar seu direito à representação”, destacou o vice-presidente, Valdemir dos Santos Soares (Moleque).
Desde os anos 1980 na luta
Nailton fez menção ao histórico trabalho realizado pela entidade, com o pioneirismo do então secretário-geral Edivaldo Santiago, que a partir da trágica morte do companheiro Crispim em 1986 na Viação Jurema, deu fim ao descaso dos patrões dentro das garagens. “Desde então, com o fortalecimento deste trabalho, nos tornamos referência para o movimento sindical no quesito Saúde e Segurança nos locais de trabalho”, afirmou.
Referência em Saúde e Segurança nas garagens
Em 1991 foi firmado um convênio entre o Sindicato, Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e Universidade de São Paulo (USP) para agilizar e fazer uma pesquisa sobre as condições nos ambientes de trabalho dos motoristas, cobradores, fiscais e funcionários no Setor de Manutenção.
Cinco anos mais tarde, o SMTTRUSP, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT-SP) e o Transurb (Sindicato dos Empresa´rios), assinaram a Convenc¸a~o Coletiva de Sau´de e Seguranc¸a nos Transportes Coletivos Urbanos de Sa~o Paulo (Setor Manutenc¸a~o), que passou a exigir das empresas de o^nibus urbano reestruturar, reformar, ampliar, adquirir equipamentos modernos e melhorar consideravelmente instalac¸o~es das garagens.
Troca de experiências nas garagens
Companheiros e companheiras aproveitaram a reunião para trocar experiências percebidas nas garagens onde trabalham e representam a categoria.
Para Orlando Moreira Junior (Bira), que foi cipeiro, comissão de garagem e diretor da entidade e hoje conselheiro consultivo do Grupo Resgate Raiz, cabe aos cipeiros atuarem para resgatar a importância histórica da CIPAA e avançar em conquistas.
“Como diz o slogan do seminário, é fundamental investir em saúde e segurança para preservar vidas. O cipeiro precisa estudar, se aprimorar e trabalhar com coragem para a promoção de melhorias contínuas dentro das garagens. É preciso honrar a confiança depositada pelos trabalhadores”.
Plano de Ações aprovado no 8º Congresso
A Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Assuntos dos Trabalhadores da Manutenção SMTTRUSP, propôs no 8º Congresso o Plano de Ações em Defesa da Saúde e Segurança do Trabalhador (PADST) nas empresas de ônibus urbano da capital, com o objetivo de fornecer informações sobre questões, que dizem respeito à segurança e saúde dentro e fora das garagens de ônibus, pontos inicial e final, terminais e corredores exclusivos para ônibus.
Calendário de reuniões
Na reunião, foi definida e aprovada, por unanimidade entre os presentes, a criação de calendário de encontro mensal entre os vice-presidentes e membros do comitê de organização do seminário para discutir ações e implementações efetivas para melhoria do trabalho nas garagens.
“Nosso trabalho não alcançará os resultados esperados se não estivermos organizados e alinhados nos processos de trabalho. A secretaria está à disposição para ajudar aos cipeiros a adotar as medidas e práticas necessárias para o bem-estar da categoria”, afirmou Xarope.
Comunicação efetiva
Para melhorar a troca de informações entre os representantes, aprovou-se na reunião a criação de grupo de WhatsApp e elaboração de jornal online e impresso, com todas as ações e dinâmicas no sentido de manter os trabalhadores informados nas bases.