A união dos trabalhadores com o Sinsaúde garantiu vitórias para os funcionários do Hospital Sagrado Coração de Jesus, em Monte Mor. Na última sexta-feira, dia 17, depois de várias manifestações em frente ao hospital e também na Prefeitura, a administração do hospital pagou os salários de dezembro, que estavam atrasados desde o dia 7 de janeiro.
“Foi uma verdadeira batalha, que começou no final de dezembro, quando o 13º Salário não foi pago. Fizemos um grande protesto em frente ao hospital, com dezenas de trabalhadores, e o pagamento acabou saindo. Agora atrasaram o salário de dezembro, fomos à rua novamente, pressionamos e o pagamento saiu”, conta a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento. “Isso mostra que trabalhadores e Sindicato precisam andar juntos, pois só assim garantimos que os direitos sejam respeitados e cumpridos”, reforça.
Multa
A luta agora é fazer com que a administração do hospital pague a multa de 6,5% sobre o salário de cada trabalhador, referente aos dez dias de atraso no salário, conforme determina o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado entre Sinsaúde e instituição.
O Sinsaúde também move uma ação coletiva contra o hospital, que há 8 anos não deposita FGTS na Caixa Econômica, assim como também não repassa as contribuições do INSS para a Previdência Social.
A vice-presidente do Sindicato, Juliana Karine, conta que os trabalhadores, além do atraso nos salários, reclamam da falta de condições adequadas para trabalhar. “Só vamos conseguir mudar essa realidade nos unindo fortemente, daí a importância de os trabalhadores fazerem parte do Sindicato”, afirma.
O Sagrado Coração de Jesus é o único hospital da cidade de Monte Mor, que possui 100 mil habitantes, e atende cerca de 200 cidadãos diariamente.
Se associe
Para se associar, receber orientações ou tirar dúvidas trabalhistas, os trabalhadores da saúde devem entrar em contato por meio dos telefones (19) 3739-4277 e (19) 98991-6625, ou ainda visitar a sede em Campinas, na Rua Duque de Caxias, 368, Centro.