Em 2025, a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) realiza a sua Plenária Estatutária. A atividade, uma obrigatoriedade do estatuto da entidade, tem o objetivo de avaliar o plano de luta e as deliberações do último Congresso, realizado, há dois anos, entender a conjuntura atual e decidir as ações para os próximos dois anos.
Antes, no entanto, a FEM-CUT/SP realiza as pré-plenárias e a primeira acontece no dia 4 de fevereiro. Nelas, são apresentados os temas e os delegados e delegadas debatem diversos assuntos, os eixos prioritários e o plano de luta. O resultado desses encontros será levado para a Plenária Estatutária, prevista para acontecer em maio.
Erick Silva, presidente da FEM-CUT/SP, explica que a tanto as pré-plenárias como a Plenária são importantes para preparar os sindicatos e trabalhadores no enfrentamento e na superação dos desafios atuais e também para os próximos anos.
“As empresas e o capitalismo constantemente aprimoram suas formas de aumentar os lucros. Da mesma forma, os trabalhadores e seus sindicatos devem aperfeiçoar continuamente suas formas de organização para defender seus direitos”, aponta ele.
Para Max Pinho, secretário-geral da entidade, preparar o movimento sindical e os trabalhadores é fundamental para garantir sucesso na luta. “Atualizar e legitimar as bandeiras da categoria, transformando-as em ações concretas que melhorem a vida dos trabalhadores é um compromisso da FEM-CUT/SP e dos sindicatos filiados. Com representantes e a categoria mais preparados aumentam a organização no local de trabalho e tornam mais viáveis as conquistas em cada reivindicação.”