O presidente do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) Edivaldo Santiago, o vice-presidente Valdemir dos Santos Soares (Moleque), membros da diretoria e assessores participaram nesta quinta-feira (23) de cerimônia de entrega de 100 ônibus elétricos. O evento ocorreu no Sambódromo do Anhembi, zona norte da cidade.
O investimento da prefeitura de São Paulo nesta etapa totalizou R$ 213 milhões, com subvenção destinada à aquisição de modelos básico e padron, que irão operar em diversas regiões, promovendo uma significativa redução na emissão de gases poluentes.
Os novos ônibus elétricos serão distribuídos pelas operadoras de transporte público da cidade e atenderão diferentes regiões da capital. A Zona Oeste receberá 47 novos veículos operados pela Transcap. A Zona Leste também terá um reforço significativo, com a entrega de 40 ônibus operados pela Express. A Zona Norte terá 12 novos ônibus operados pela NorteBuss e a Zona Sul receberá um veículo operado pelo Consórcio KBPX.
Com isso, a frota de veículos elétricos da cidade chega a 428 ônibus, além de 201 trólebus já em operação; com a entrega de hoje, cidade deixará de emitir mais de 8 mil toneladas de CO2 anualmente. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a previsão é que neste ano a cidade conte com mais 600 ônibus deste porte “avançando na sustentabilidade do transporte público”.
Para Edivaldo Santiago, a tecnologia no sistema de transporte por ônibus é efetivo para todos os os envolvidos: operadores e usuários. “São ônibus sustentáveis e que certamente irão colaborar para melhorar a vida de todos os cidadãos paulistanos e da nossa categoria que pode otimizar os sistemas de trabalho”.
“A entrega dos novos veículos é fundamental para ampliação da frota, com melhora a qualidade do ar e da mobilidade urbana. A categoria precisa estar atualizada aos novos métodos e processos de trabalho para ser respeitada e valorizada”, destacou, por sua vez, o companheiro Moleque.