Nesta quinta-feira, 23, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), em conjunto com o Conselho Nacional de Trabalhadores Domésticos do Brasil (CNTD), realizaram, no CFL/Sindsprev, em Recife (PE), a abertura do Seminário Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Domésticos do Brasil, um evento estratégico para fortalecer a luta pela valorização e ampliação dos direitos das profissionais do setor. Com a participação de lideranças sindicais, representantes de organizações parceiras, autoridades e de todos os advogados e advogadas dos 18 sindicatos filiados, o evento trouxe à tona reflexões sobre os desafios enfrentados pela categoria e os avanços conquistados.
O seminário tem como objetivo dar continuidade ao processo de formação dos advogados e advogadas que atuam nos sindicatos e na associação, promovendo maior preparo para a defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores domésticos.
Além disso, busca elaborar o planejamento para a FENATRAD para 2025, garantindo estratégias alinhadas às necessidades da categoria. Outro ponto de destaque é a preparação para o Congresso Nacional de 2025, que será um marco importante na mobilização das trabalhadoras e dos trabalhadores.
Por fim, o evento também visa desenvolver o módulo 2 do programa Trabalho Doméstico Cidadão (TDC), uma atividade exclusiva da equipe de formadoras, com foco no aprofundamento das ações de capacitação e mobilização.
Durante a cerimônia de abertura, foram discutidos temas como a valorização da categoria, o combate à informalidade, a implementação de direitos trabalhistas e estratégias para reduzir as desigualdades no mercado de trabalho.
O evento conta com o apoio do Fundo Elas de Investimento Social, Solidarity Center, Labora Fundo Brasil, Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, CUT, Contracs CUT, Conlactraho, Fith, IDWF e FITD, reforçando a união e colaboração de organizações nacionais e internacionais em prol da valorização e defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores domésticos.
O seminário segue até o dia 26 de janeiro, com palestras, debates e oficinas voltadas ao fortalecimento das lideranças sindicais e à construção de políticas públicas que impactem positivamente a vida das trabalhadoras e dos trabalhadores domésticos em todo o país.