Notícia - Curso da CTB começa com aula de história, análise de conjuntura e ação sindical

Com o objetivo de fortalecer a formação sindical e política dos seus dirigentes classistas, a CTB Nacional iniciou, nesta segunda-feira (3), em Salvador, o seu Curso Nacional de Formação. Até a próxima sexta-feira (7), sindicalistas de todo o Brasil estarão no Ginásio dos Bancários debatendo temas de grande importância.

"Vivemos uma conjuntura conturbada no mundo, com guerras e crises migratórias. Esses fatos têm influência na vida das pessoas. A classe trabalhadora e o sindicalismo buscam vencer muitas dificuldades e por isso, a CTB entende a importância da formação dos nossos dirigentes para fazer a luta política. Realizamos o curso nacional em Salvador para aquecer as energias da nossa militância e provocar reflexões importantes para construirmos um Brasil mais humano e mais igual", defendeu  Adilson Araújo, presidente nacional da Central.

Segundo a secretária nacional de Formação e Cultura da CTB, Eremita Melo, a CTB quer ser a maior central no campo da formação sindical. "É bom ver que mais de 100 pessoas se inscreveram, mostrando o interesse dos nossos sindicatos com a formação para enfrentarmos esse momento de disseminação de notícias falsas. Nosso curso abordará vários temas da atualidade. Salvador pulsa cultura e, também, muita luta política. Viemos beber dessa fonte para fortalecer a luta por um futuro promissor para a classe trabalhadora", afirmou.

Presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza deu as boas vindas aos participantes destacando a relevância da iniciativa. "A CTB compreende a educação política como importante instrumento de transformação social. Acolhemos com carinho e muito axé companheiros e companheiras de todo o Brasil nesse evento que nos ajuda a refletir sobre a realidade atual e a direcionar melhor nossas ações", enfatizou.

A primeira aula foi ministrada pelo professor Adelmo Oliveira, que tratou do mundo do trabalho, a história e luta dos sindicatos, além de como fazer uma análise de conjuntura para definir as políticas a serem implementadas. No período da tarde tem a segunda aula, que será proferida pela professora Dra. Graça Druck, e tratará do tema "Neoliberalismo, tecnologia e as transformações no mundo do trabalho no século XXI".  


Fonte:  CTB-Bahia - 03/02/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.