Delegação da Força Sindical participou, entre os dias 29 e 31 de janeiro, do 31º Congresso da Federação Nacional dos Sindicatos de Belarus, realizado na Cidade de Minsk (Capital de Belarus).
A delegação da Força Sindical foi chefiada pelo companheiro Jefferson Caproni, que representou o presidente Miguel Torres. Ele ressaltou que foi uma excelente oportunidade de debate, intercâmbio, e solidariedade.
Caproni destaca que na agenda do Congresso foram debatidos temas importantes para melhorar as condições de vida dos trabalhadores, entre os quais:
- a paz, o diálogo social, o tripartísmo,
- a Negociação coletiva,
- o intercâmbio e
- cooperação internacional, BRICS e G20.
Representando o presidente, Miguel Torres, o companheiro Jefferson Caproni , membro da direção da Força Sindial e presidente do SINSAUDESP, fez um discurso pela paz, solidariedade e luta por direitos e conquistas.
O companheiro, Yuri SENKO, foi reeleito por unanimidade em votação por aclamação, presidente da Federação dos Sindicatos de Belarus.
Ele fez um discurso assumindo compromisso de fortalecer a negociação coletiva, melhorar as condições de vida dos trabalhadores e fortalecer o intercâmbio e cooperação e solidariedade internacional em todos os âmbitos.
A delegação da Força Sindical, também realizou encontros bilaterais com diversos setores, entre os quais, Borracheiros, Saúde, Construção Civil, bancários, Educação e Rurais, afiliados da Federação dos Sindicatos da Belarus.
O Congresso contou com a presença de diversas autoridades de Belarus, e delegações de vários países.
A Força Sindical foi representada pelos companheiros, Jefferson Caproni, membro da direção nacional da FS, e presidente do SINSAUDE-SP, e Ortelio Palacio Cuesta, Assessor especial de assuntos internacionais da FS, e SINTRABOR.