Com apoio da CSB-RS, o Sindicato dos Servidores Municipais de Guaíba (Sindiguaíba) se manifestou contra um projeto na Câmara dos Vereadores que desvaloriza os servidores concursados e autorizou a contratação de 168 novos cargos comissionados.
A votação foi realizada nesta segunda-feira (3) e, apesar da presença dos sindicalistas, apenas dois dos 17 vereadores foram contrários à proposta. Um deles foi o vereador Tiago Green, que destacou que a cidade possui receita de cerca de R$ 400 milhões e que, com a contratação dos cargos de confiança e funções gratificadas, o custo anual do projeto chega a R$ 50 milhões.
“O sindicato expressa preocupação com o impacto financeiro e a falta de priorização dos servidores concursados, que se dedicam diariamente ao serviço público”, afirmou o Sindiguaíba.
O vereador Manoel Eletricista também se opôs à medida e questionou o prefeito por não ter concedido aumento no mês base dos servidores, enquanto priorizava a contratação de centenas de cargos comissionados. Ele ressaltou a importância de valorizar os servidores que já integram o quadro da prefeitura e de garantir melhores condições de trabalho àqueles que estão na linha de frente dos serviços prestados à comunidade.
“O Sindiguaíba agradece imensamente a CSB pelo apoio valioso e incansável durante a sessão da Câmara de Vereadores de Guaíba. A presença e o respaldo da CSB foram fundamentais para fortalecer nossa posição em defesa dos servidores concursados e da transparência na gestão pública da cidade”, destacou o sindicato.
A entidade agradeceu ainda ao Sindicato dos Rodoviários de Guaíba, que também compareceu à Câmara em apoio aos servidores. “A união e solidariedade entre os sindicatos são essenciais para enfrentar desafios e garantir os direitos e interesses dos trabalhadores.”
Outros sindicatos que prestaram apoio foram o Sindef-RS, Sindivigilantes de Guaíba e Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre.