Notícia - Centrais Sindicais se unem para preparar participação na 113ª Conferência da OIT

Nesta quinta-feira (30/1), os secretários de Relações Internacionais das Centrais Sindicais participaram do Seminário Preparatório Virtual da UGT (União Geral dos Trabalhadores) sobre a 113ª Conferência da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que será realizada em junho de 2025.

Como anfitriões do seminário, Ricardo Patah, presidente da UGT, e Lourenço Prado, secretário de Relações Internacionais da Central e presidente da CONTEC, conduziram os trabalhos e os encaminhamentos das atividades. A União Geral coordena as atividades internacionais das centrais brasileiras em 2025. 

Ricardo Patah destacou a responsabilidade da UGT na organização e a importância da preparação prévia para uma participação efetiva das Centrais na Conferência. Patah também elogiou a atuação do seu secretário de Relações Internacionais. “Lourenço está de parabéns pela organização deste seminário e pela condução das nossas atividades internacionais”, enfatizou o presidente da UGT.

Lourenço Prado contextualizou a agenda da conferência e explicou a necessidade de um planejamento estratégico das Centrais. 

Dentre as exposições, destaque para a participação de Juan José Guilarte, especialista em Atividades Laborais dos Trabalhadores para o Cone Sul no escritório da OIT em Santiago – Chile, que falou sobre a história, o contexto atual da organização e os desafios mais preocupantes no mundo do trabalho, como a regulação do trabalho em plataformas digitais. Juan foi bastante questionado pelos participantes sobre a atuação do Brasil na OIT e os desafios enfrentados na defesa dos direitos trabalhistas no cenário global.

A presença do Dr. Adauto Duarte, negociador da FENABAN, também foi muito elogiada. Duarte convidou as Centrais Sindicais para participarem da reunião Tripartite que ocorrerá durante a 113ª Conferência da OIT. 

Os representantes das Centrais — UGT, CUT, Nova Central, CTB e CSB — fizeram apresentações sobre a importância da troca de experiências entre empregadores, trabalhadores e governo; o papel das centrais sindicais na construção de políticas globais para o trabalho decente; a necessidade de ampliar a proteção social para trabalhadores informais, com foco na transição para a formalidade; e inovação nos temas dos debates na OIT, como questões de gênero, LGBTQIA+, mudanças climáticas e riscos psicossociais; 

Foi proposta também uma “Conexão Brasil” para compartilhar experiências inovadoras nas negociações coletivas brasileiras, enfatizando a necessidade de documentar e divulgar práticas bem-sucedidas que possam ser replicadas internacionalmente. 

As Centrais Sindicais pretendem se unir ainda mais para enfrentar as  pressões internacionais com uma atuação forte e unificada que favoreça os trabalhadores da América Latina.  

Como resumo, Lourenço Prado disse que “o seminário preparatório trouxe reflexões importantes sobre o papel do Brasil na próxima Conferência da OIT, evidenciando a necessidade de fortalecer a representação dos trabalhadores e inovar nas pautas abordadas. Especialmente diante dos desafios trazidos pelas novas formas de trabalho e pelas mudanças globais, a UGT se compromete a continuar o debate e garantir uma participação efetiva na Conferência”. 

Participaram do seminário:  Ricardo Patah, presidente da UGT; Lourenço Prado, secretário de Relações Internacionais da UGT e presidente da CONTEC; Adauto Duarte, negociador da FENABAN; Juan José Guilarte, especialista em Atividades Laborais dos Trabalhadores da OIT; Carlos Muller, secretário adjunto de relações internacionais da CTB; Aelson Guaita, secretário de Relações Internacionais da CSB; Antônio Lisboa, secretário adjunto de relações internacionais da CUT; Cássia Bufelli, vice-presidente da UGT; Cícero Silva, secretário adjunto de Relações Internacionais da UGT; Cristina Palmieri, coordenadora da Jornada 2030 da UGT; David Zaia, vice-presidente da UGT; Denilson Pestana, Secretário de Relações Internacionais da Nova Central; Fabio Tibiriça Bon, advogado trabalhista e assessor jurídico da Secretaria de Relações Internacionais da CUT; Isaú Chacon, vice-Presidente da CONTEC; José Jesus Trabulo de Sousa, presidente da FEEB N/NE da CONTEC; Maria Leiza Torres, diretora de Finanças da CONTEC; Sidnei de Paula Corral, secretário de Integração para as Américas – UGT; Wagner Souza, secretário adjunto de Relações  Internacionais da UGT.


Fonte:  UGT - 04/02/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.