Valorizar o passado de lutas e construir um futuro mais justo e de conquistas para a categoria metalúrgica da Grande Curitiba e a todo povo brasileiro.
Essa foi a tônica da comemoração dos 105 anos do SMC (completados em 28 de janeiro), realizada na noite desta segunda-feira, 3 de fevereiro, no auditório Diamiro Cordeiro da Fonseca, na sede central da entidade sindical.
Participaram lideranças políticas de vários municípios da região metropolitana de Curitiba, dirigentes sindicais e personagens que ajudaram a construir a história do Sindicato.
Construção conjunta e qualificação
De olho no futuro, as lideranças presentes na mesa parabenizaram o Sindicato, avaliaram o momento político e econômico do país e debateram a construção conjunta entre as entidades sindicais e os órgãos públicos, em prol da classe trabalhadora, principalmente através da qualificação da mão de obra.
Foi assinado pelos representantes dos municípios um termo de compromisso ao Programa Metalúrgico Primeiro Emprego(PMPE), uma parceria com a Força Sindical do Paraná que visa a qualificação profissional para Jovens Aprendizes.
Participaram da mesa, além do presidente do SMC, Sérgio Butka e do secretário geral Jamil Dávila, a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, o prefeito de Araucária, Gustavo Botogoski, o diretor da Agência do Trabalhador de Colombo, Clamilto Tiblier, o vice-prefeito de Pinhais, Marcio Alves Pereira, o procurador do Ministério Público do Trabalho-PR, Alberto Emiliano de Oliveira Neto e o presidente nacional da Força Sindical, Miguel Torres.
Clique AQUI e confira a fala das lideranças na transmissão do evento.
1º de Maio Solidário
Durante o evento Butka também destacou o retorno do 1º de Maio Solidário em 2025, a tradicional festa da classe trabalhadora do Paraná. Em breve mais informações.
Um metalúrgico que lutou pelo voto feminino
O início da cerimônia foi marcado pela homenagem póstuma à Waldemar Reikdal, metalúrgico e deputado constituinte em 1934, sendo um dos mais atuantes na luta pelos direitos dos trabalhadores e para que as mulheres brasileiras também tivessem direito a exercer o voto. Todo o contexto da participação de Reikdal foi explanada pelo assessor sindical do SMC, Paulo Cézar Pedron.
O SMC, representado pelo presidente da entidade, Sérgio Butka e pelo diretor Roberto Eduardo Eltermann, entregou uma placa ao filho de Waldemar, Waldemar Reikdal Filho, que emocionado lembrou da personalidade forte do pai ao encarar as injustiças e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.
Sérgio Butka reforçou a importância de pessoas combativas, a exemplo de Reikdal, para inspirar as próximas gerações. “Esse exemplo do Reikdal, transmitido de geração para geração é um dos elementos que fizeram desse Sindicato uma entidade de respeito, do diálogo, do entendimento e de vitórias”, ressaltou o presidente do SMC, Sérgio Butka.
Sindicalização e fortalecimento
O encerramento da cerimônia foi selado com a homenagem aos trabalhadores que completaram 20 anos de sindicalização em 2024, os Sócios Vintenários do SMC, exemplos de fortalecimento sindical para as novas gerações.