Notícia - FUP e Sindiquímica PR discutem efetivos, regime e condições de trabalho com a Araucária Nitrogenados

No mês em que a histórica greve de 2020 completa cinco anos, a FUP e o Sindiquimica PR realizaram a primeira de uma série de reuniões com a gestão da Fábrica de Fertilizantes de Araucária (Fafen PR) para tratar de diversos temas relacionados à recomposição dos efetivos e às condições de trabalho dos petroquímicos que foram readmitidos em 2024. O objetivo é garantir condições básicas de trabalho para retomada segura da operação da unidade.

Os dirigentes sindicais enfatizaram a necessidade de ampliação imediata dos efetivos, priorizando o retorno dos demais trabalhadores demitidos em 2020, dada à experiência e conhecimento que têm da fábrica. Foram também tratados outros temas fundamentais para garantir condições decentes e seguras de trabalho no período de manutenção (que inicia em 05/03) e a implantação do regime de turno de revezamento.

A reunião foi realizada terça-feira, 04/02, com a presença de representantes da Diretoria da Araucária Nitrogenados e do RH da Petrobrás, do presidente do Sindiquímica PR, Rodrigo Pexe, e dos diretores da FUP, Cibele Vieira e Alexandro Guilherme Jorge.

A Fafen PR conta atualmente com 212 trabalhadores da área operacional, que retornaram à fábrica em junho de 2024, após muita luta e resistência da categoria petroleira pela reabertura da unidade e recontratação dos empregados demitidos em 2020, quando a planta foi fechada no governo Bolsonaro. Os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás chegaram a realizar uma greve nacional histórica de 21 dias, em fevereiro daquele ano, para impedir o fechamento da Fafen e garantir a manutenção dos postos de trabalho.

Saiba mais aqui sobre a greve de fevereiro de 2020.


Fonte:  FUP - 06/02/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.