Em reunião ampliada, além de dirigentes dos Sindicatos filiados à FEQUIMFAR no estado de São Paulo, representando cerca de 25 mil trabalhadores no setor, participaram do encontro lideranças dos Químicos e Etanol de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
Durante o Seminário, o grupo avaliou dados econômicos e índices do setor, e em seguida, deliberou uma pré-pauta de reivindicações da categoria, definindo estratégias para a negociação com as usinas e/ou grupos de usinas.
“Além da luta para garantir a manutenção e a melhoria das cláusulas sociais, é fundamental recuperar o poder de compra dos salários, especialmente diante da alta dos alimentos, que vem superando a média inflacionária e impactando diretamente os trabalhadores. Esta Campanha Salarial conta com a participação dos Sindicatos filiados à FEQUIMFAR, além de representantes sindicais do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A unidade nacional do setor tem sido fortalecido a luta por melhores condições de trabalho e pela valorização das estruturas sindicais” – Sergio Luiz Leite, Serginho Presidente da FEQUIMFAR e Vice-presidente da Força Sindical
Destaques da Pré-Pauta de Reivindicações
- Reajuste: INPC* + 3% de aumento real
- Reposição do poder de compra dos salários
- Piso (Salário Normativo): R$ 2.680,00
- Piso para Técnico Químico: R$ 4.937,00
- PLR: 2 Salários Normativos
- Redução da jornada de trabalho
- Igualdade salarial entre mulheres e homens (Lei 14.611 de 2023)
- Cesta básica / vale alimentação
* INPC estimado em 5,34%.
Próximas etapas
Até o dia 31 de março, dirigentes dos Sindicatos filiados, com o apoio da FEQUIMFAR, CNTQ, Força Sindical, IndustriALL e ICM, realizarão assembleias em todo o estado de São Paulo para que os trabalhadores analisem a Pré-Pauta de Reivindicações.
No dia 2 de abril, está agendada uma assembleia geral para discussão das deliberações das assembleias na base. Caso aprovada pela categoria, a Pauta de Reivindicações será entregue nas usinas e/ou grupos de usinas.