Notícia - Luiz Marinho inaugura Casa do Trabalhador e lança plano de Economia Solidária no Maranhão

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, inaugurou na tarde de sexta-feira (7) no Maranhão, em companhia do governador do Estado, Carlos Brandão, a Casa do Trabalhador em São Luís. Com novas instalações, o local vai oferecer diversos serviços do Ministério do Trabalho e Emprego aos usuários do Sine. A parceria com o estado prevê melhorias na infraestrutura tecnológica do Sine, modernizando cadastros, intermediação de vagas e informações sobre o mercado de trabalho, ampliando a oferta de qualificação profissional e incentivando a geração de emprego e renda para trabalhadores maranhenses.

Na oportunidade também foi criado o Plano Estadual de Economia Solidária, iniciativas à empregabilidade da população LGBTQIA+ e instituído o programa Trabalho Jovem para 2025, possibilitando residência técnica profissional entre a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária Setres), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e as Universidades Federal e Estadual do Maranhão.

 “O Maranhão tem sido um estado que, percentualmente, vem ajudando a liderar o processo de retomada da geração de emprego no país”, frisou o ministro, destacando o cenário favorável para a geração de empregos demonstrado pelos dados do NovoCaged divulgados este mês, que indicou a geração de 1.7 milhão de empregos no país no ano passado. “Aqui tem se destacado a geração emprego e renda e a inauguração da Casa do Trabalhador vem incentivar ainda mais esses bons frutos, oferecendo mais oportunidades de qualificação e inserção ao trabalhador que busca os serviços do MTE”, pontuou.

Carlos Brandão ressaltou a importância da nova unidade. “A Casa do Trabalhador do Maranhão conta com diversos serviços gratuitos de cidadania, qualificação profissional e regularização para pequenos empreendedores. O espaço terá uma nova unidade do Viva/Procon, serviço para agendamento de consultas, emissão de documentos e outros serviços de cidadania, fora cursos de qualificação e iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda”, explicou.

No local foi instalado o Espaço Qualificar, ofertando formação profissional nas áreas de alimentos e manipulação de alimentos (panificação e confeitaria) já com o início da primeira turma para o curso de padeiro, com 16 alunos inscritos para  atividade.

Brandão enalteceu a parceria com o Governo Federal, ressaltando que “investir em emprego e renda é uma decisão política que a gente abraçou e fico muito feliz vendo o resultado na geração de empregos. O Maranhão foi o estado que mais gerou empregos no Nordeste”, destacou.

Economia Solidária - No evento o ministro anunciou a implantação do Plano Estadual de Economia Solidária para este ano, empossando os novos conselheiros estaduais, já com liberação de recursos para reforma do Centro de Economia Solidária do Maranhão (Cresol) situado no Centro Histórico. Outros convênios  assinados foram direcionados à empregabilidade da população LGBTQIA+ e para instituição do programa Trabalho Jovem para 2025, uma residência técnica profissional entre a Setres, Fapema e as Universidades Federal e a  Estadual do Maranhão.

O evento foi prestigiado por representantes comunitários locais e autoridades legislativas, como a senadora Eliziane Gama, o deputado federal, Duarte Jr, e a presidenta da Assembleia Legislativa do Estado, Iracema Vale, além do secretário de Trabalho do Maranhão, Luiz Henrique Lula e outras autoridades do Estado.


Fonte:  Ministério do Trabalho / Foto: Allexandre Silva/MTE - 10/02/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.