No dia 11 de fevereiro, houve uma reunião na sede do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) como preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2025, a COP 30, que acontecerá em Belém. O encontro, realizado de forma híbrida, contou com a presença de Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários, e José Gonzaga da Cruz, presidente do Dieese e vice-presidente do Sindicato dos Comerciários.
O encontro reuniu representantes de diversas entidades sindicais para discutir estratégias e ações concretas relacionadas às mudanças climáticas e à criação de empregos verdes. Foram debatidas maneiras de desativar as usinas de carvão sem provocar a perda de postos de trabalho. O tema é de extrema importância devido às mudanças climáticas e à necessidade de haver um equilíbrio entre a preservação do clima e a manutenção dos empregos.
Durante sua fala, Ricardo Patah, ressaltou sobre a preocupação com a ida para Belém, devido a falta de locais para se hospedarem. Também foi mencionado que o Ministério do Trabalho deveria participar dessas discussões, ampliando o diálogo e a colaboração para atingir as metas propostas
A reunião contou ainda com a presença de Gilberto Natalini, ex-secretário de Mudanças Climáticas de São Paulo, que contribuiu com sua experiência e conhecimento na área.
Em sua fala, José Gonzaga da Cruz, presidente da instituição, afirmou que o Dieese está à disposição dos sindicatos e toda a população, reforçando a importância da colaboração e do apoio mútuo para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover um desenvolvimento sustentável.