No dia em que o Partido dos Trabalhadores (PT) completa seus 45 anos de existência, o ex-ministro da Casa Civil na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 2003 a 2005, José Dirceu (PT), esteve no Sindicato dos Químicos do ABC para uma análise de conjuntura realista dos cenários nacional e internacional.
Dirceu não se intimidou durante a ditadura militar e continua não se intimidando com a ascensão da direita em diversos países, as ameaças à democracia, as fake news e tentativas de golpear, matar e enganar o povo. Para ele, o governo precisa retomar a narrativa política, reconstruir uma base sólida que garanta avanços e ter um projeto claro para os próximos 20 e 30 anos para o Brasil.
Cabe aos sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais se reorganizarem de modo a conscientizar a classe trabalhadora e tê-la como força impulsionadora e transformadora da nossa realidade social.
Segundo ele, quando a esquerda governa com estratégia e organização eficientes o Brasil avança. Por isso o País precisa de um projeto claro de desenvolvimento nacional com início, meio e fim, para aglutinar as forças produtivas e políticas e juntar os diversos atores sociais em prol de um objetivo comum para garantir avanços sociais duradouros.