Notícia - Ministro Luiz Marinho discute qualificação profissional e geração de emprego com prefeitos

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu nesta terça-feira (11) o prefeito de São João de Meriti (RJ) e um grupo de prefeitos do sertão e do agreste de Pernambuco, acompanhados pelo deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV). A reunião ocorreu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, evento inaugurado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

“Queremos buscar, na medida do possível, ações que possam ajudar os municípios nas políticas de capacitação profissional e geração de emprego e renda”, afirmou Luiz Marinho, ressaltando a importância dos atuais prefeitos buscarem também recursos através das emendas parlamentares. O ministro ainda destacou que o MTE vem trabalhando na reconstrução das políticas públicas, que foram descontinuadas.

Durante o encontro, técnicos do Ministério apresentaram aos prefeitos as oportunidades de acesso aos cursos de qualificação profissional, como a Escola 4.0, que oferece aulas gratuitas online na área de tecnologia da informação, preparando trabalhadores para o mundo digital. O MTE tem firmado termos de adesão com prefeituras interessadas em oferecer esses cursos presencialmente, ampliando o alcance da capacitação.

Além disso, o MTE disponibiliza treinamento para um instrutor indicado pelo município, garantindo a implementação do curso localmente. Também foram apresentados cursos específicos para suprir a escassez de mão de obra em setores estratégicos de cada cidade. Essas iniciativas já estão em andamento em diversas localidades, em parceria com o Senai.

A prefeita de Sertânia, Pollyana Abreu, destacou que a falta de qualificação é um dos principais desafios do município, impactando diretamente no emprego. “Para conseguir um profissional na área de mecânica, por exemplo, precisamos buscar em outras cidades. Precisamos avançar e profissionalizar os trabalhadores de Sertânia para não precisar buscar fora”, informou.

Baixada Fluminense – A ampliação das oportunidades de emprego e qualificação profissional também foi pauta em outra reunião na tarde desta terça-feira (11). O ministro Luiz Marinho recebeu o prefeito de São João de Meriti, Leonardo Vieira Mendes, e o secretário de Trabalho do município da Baixada Fluminense, Bruno Correia, para discutir a expansão dos convênios do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Durante o encontro, o prefeito convidou o ministro para o lançamento da Casa do Trabalhador e para a abertura da agência regional do MTE, realizada no dia 17 de maio. Além do secretário executivo do MTE, Francisco Macena, também participou da reunião o chefe de gabinete da Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda, Henrique Eduardo Medeiros.


Fonte:  Ministério do Trabalho / Foto: Allexandre Silva / MTE - 12/02/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.