Notícia - No Recife, encontro da CUT debate fortalecimento da comunicação sindical

Com foco em estratégias para avançar na comunicação em rede como forma de contrapor a criação de ‘bolhas’ e fake news da extrema direita no Brasil e no mundo, a CUT promove, no Recife (PE), a 1ª edição do Comunica Nordeste – Encontro de Comunicação da Escola Nordeste da CUT, evento que reúne dirigentes e jornalistas sindicais das CUTs do Nordeste e especialistas em comunicação.

O encontro começou nesta terça-feira (11) e vai até quinta-feira (13). Nesta quarta (12), segundo dia de atividades, a secretária nacional de Comunicação da CUT, Maria Aparecida Faria, abordou em sua participação o tema "Qual é a comunicação que temos?".

Durante sua fala, a dirigente dialogou com os participantes sobre os desafios da comunicação sindical e a importância das ferramentas disponíveis na rede cutista, incluindo redes sociais, canais de comunicação, áudio, vídeo e o Portal da Central, para ampliar o alcance e os temas de interesse da classe trabalhadora.

"Queremos ampliar nosso alcance, informar mais e melhor sobre os temas que dialogam os interesses e pautas da CUT, os direitos da classe trabalhadora e a população em geral", afirmou a dirigente, destacando a importância de consolidar os meios de comunicação da Central como referências em informação e credibilidade sobre o mundo do trabalho.

Maria Faria lembrou ainda que a comunicação sindical também precisa fazer o debate em torno da Inteligência Artificial, que vem transformando profundamente o mundo do trabalho, alterando processos produtivos, redefinindo ocupações e levantando questões fundamentais sobre direitos e condições laborais. 

Temos que fazer esse debate a partir da comunicação que temos, com as novas tecnologias e, inclusive, com a entrada da inteligência artificial- Maria Faria

A dirigente parabenizou o encontro de comunicação das CUT’s do Nordeste que reúne dirigentes sindicais, assessores e várias entidades do mundo sindical cutista. “É uma iniciativa louvável e quero dizer que seria muito importante que todas as regiões do país pudessem ter essa mesma iniciativa”, disse.

A 1ª edição do Comunica Nordeste é promovida pela Escola Sindical da CUT no Nordeste e tem como objetivo criar e estruturar a nova Rede de comunicação, conectando as CUT’s dos nove estados do Nordeste, juventudes e ramos, através de formações e debates, no intuito de fortalecer a comunicação sindical nas redes sociais.

Inteligência Artificial

Para falar dos avanços tecnológicos e os impactos da Inteligência Artificial (IA) no mundo do trabalho, o professor da UFABC, Sérgio Amadeu, que da abertura do encontro nesta terça-feira (11), destacou que a CUT Nacional e as estaduais precisam debater a IA não apenas como um meio, mas, sobretudo, como uma estratégia de soberania nacional.

O professor destacou a importância de os governos investirem no desenvolvimento de IA com um enfoque social, considerando o impacto direto na classe trabalhadora. Amadeu mencionou a construção pelos chineses da Deepseek como um exemplo de sucesso, tendo desenvolvido uma inteligência artificial de alta qualidade na análise de grande quantidade de dados, com baixo custo e, possivelmente, superior a tecnologias como o ChatGPT e similares.

“Nós precisamos reorganizar o movimento social, mostrar para a molecada que a gente tem futuro, a gente tem que privilegiar a inteligência coletiva local. Se a gente privilegia a nossa criatividade, a maior expressão da cultura do povo não é só a música, é também a tecnologia”.

O encontro contou ainda com um momento de troca, debate e diálogo entre os sindicalistas presentes, conduzido pelo educador da Escola Nordeste, Arthur Nóbrega.

Encontro segue até quinta (13)

Na parte da tarde desta quarta (12), o debate terá como tema “Qual Comunicação Necessária para a Militância dos Dias Atuais”, a ser conduzido por Tarcísio Aquino, assessor de Comunicação na CUT Ceará e Secretário- Geral do Sindicato dos Jornalistas do Ceará.

Além dele, participam Luiz Denis Soares - Editor do blog TRAMPO - Trabalho e Economia Solidária; Barbara Coelho - Coordenadora do Comitê Inteligência Artificial na Educação da International Association of Artificial Intelligence (I2AI); Kari Santos - Vereadora do Recife, Comunicadora Popular e Ativista Social; e Vinícius Sobreira - Jornalista e editor-chefe do Brasil de Fato.

 


Fonte:  Walber Pinto | Editado por: André Acarinni - 12/02/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.