Notícia - Comenda Kofi Annan reconhece atuação de destaque do Ministério do Trabalho e Emprego no desenvolvimento econômico sustentável

O Secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego, Magno Lavigne, foi agraciado, na última quarta-feira (12/2), com a medalha “Busumuru” Kofi Atta Annan – O Homem do Planeta. A honraria, concedida pelo Instituto Global ESG em parceria com a Kofi Annan Foundation, foi entregue na sede do Instituto, em Brasília (DF), pelo presidente do Instituto Global ESG, Alexandre Arnone, e pelo vice-presidente, Sóstenes Marchezine.

Lavigne recebeu a medalha também em nome do Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Luis Marinho, reconhecido pelas iniciativas de impacto do Ministério do Trabalho e Emprego, como a Escola do Trabalhador 4.0 e o Programa Manuel Querino. As iniciativas, voltadas ao fomento da geração de empregos, são políticas essenciais para a qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil, retomadas pelo ministro.

O ato fez parte do evento ESG 20, que marcou o lançamento do Manifesto ESG na Prática e do Programa ESG20+, reforçando o compromisso das instituições com os princípios ESG. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda (SEMP) assinaram o Protocolo de Engajamento aos 20 Princípios do ESG, fortalecendo a atuação do órgão na promoção de um desenvolvimento econômico e social sustentável.

Além disso, Magno Lavigne também assinou o protocolo que oficializa sua participação no Conselho de Notáveis e no Comitê de Avaliação do Prêmio Global ESG de Jornalismo, reafirmando seu compromisso com a disseminação de boas práticas ESG no Brasil.

Também participaram do evento o conselheiro do Instituto Global ESG, secretário de estratégia do Movimento ESG na Prática e representante do Instituto S Company e da S Tech, Erick Rezende e o head penal da Arnone Advogados, Fernando Parente.

 

Qualificação profissional com certificação ESG

O Instituto Global ESG e o Ministério do Trabalho e Emprego têm mantido um diálogo contínuo para a construção de protocolos e de um Acordo de Cooperação voltado à qualificação dos trabalhadores brasileiros. A iniciativa visa torná-los profissionais com certificação ESG em todas as Classificações Brasileiras de Ocupações (CBO), promovendo a inclusão produtiva e a sustentabilidade no mercado de trabalho.

 

Programa Manoel Querino de Qualificação Social e Profissional

O Programa Manoel Querino de Qualificação Social e Profissional tem como objetivo dar autonomia aos trabalhadores, garantindo acesso ao trabalho decente e a novas oportunidades de renda, oferecendo cursos alinhados com as demandas dos setores produtivos locais, com foco em áreas estratégicas como economia verde e azul, cuidado e saúde, digital e neoindustrialização, cultura e criatividade, turismo e economia popular e solidária.

 

Escola do Trabalhador 4.0

A Escola do Trabalhador 4.0 está inserida no Programa Caminho Digital, que tem o objetivo de centralizar e promover as iniciativas de qualificação com foco no desenvolvimento de habilidades digitais e inserção profissional voltados para a Economia 4.0. Em 2024, quase dois milhões de trabalhadores se inscreveram em diversos cursos, e mais de 50 mil concluíram o curso de Inteligência Artificial. A iniciativa é fruto da parceria entre o MTE e a Microsoft para promoção de qualificação e inserção profissional, oferecendo cursos gratuitos online na área da tecnologia da informação e comunicação, com o objetivo de preparar o trabalhador e a trabalhadora para a vida social e para o trabalho no mundo digitalizado.

 

Sobre a outorga “Busumuru” Kofi Atta Annan

A comenda concedida pelo Instituto Global ESG - que lidera o fomento às práticas ESG no Brasil e atua como articulador internacional a partir da parceria com a Kofi Annan Foundation - homenageia personalidades e instituições que se destacam pelo compromisso com os princípios ESG (ambiental, social e governança), em uma edição especial que celebra os 20 anos da sigla.  

“Busumuru” é a mais alta honraria conferida pelo governo de Gana a um civil, título que Kofi Annan recebeu da sua nação por todo o trabalho desenvolvido em prol da humanidade. Honraria exclusiva e limitada, autorizada pela família Annan, outorgada em parceria do Instituto Global ESG com a Kofi Annan Foundation, reconhece os esforços de líderes globais na promoção e implementação do ESG.

 

ESG NA PRÁTICA - O trabalho como ferramenta de transformação social - entrevista com Magno Lavigne

Em um episódio especial do podcast “ESG na Prática” do Instituto Global ESG, Magno Lavigne abordou a transformação tecnológica e seus impactos no mercado de trabalho. Clique aqui e confira a entrevista.

 


Fonte:  Global ESG - 18/02/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.