Um intercâmbio entre os dirigentes sindicais metalúrgicos da CUT foi pauta da reunião realizada na sexta-feira (14), com diretores do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) e do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA). De maneira virtual, participaram representantes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo (FEM-CUT/SP).
O intercâmbio entre as bases visa a troca de experiências a partir da interação no dia a dia do sindicato, propiciar o conhecimento dos modelos das atividades executadas em determinadas bases e os acordos realizados entre a entidade sindical e as empresas. A proposta integra um programa de formação para os dirigentes.
Essa foi a primeira reunião para tratar do assunto e os dirigentes traçaram um esboço de como seria o intercâmbio. A partir disso, a assessoria da Confederação irá montar um projeto e apresentar para a avaliação dos dirigentes.
Ficou definido que na primeira experiência irão 12 dirigentes gaúchos (divididos entre STIMMMESL e STIMEPA) para as bases sindicais do ABC Paulista e após, 12 diretores de São Paulo irão acompanhar o trabalho nas bases de São Leopoldo e Grande Porto Alegre. A previsão é que este intercâmbio ocorra no final do primeiro semestre.