Nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo realizou mais uma edição do mutirão de empregos, uma ação que tem como objetivo fomentar a inclusão social por meio da recolocação de profissionais no mercado de trabalho. Com a participação de 13 empresas, que ofereceram 1.600 vagas, entre supermercado, call center, operadores de loja, construção civil, portaria, segurança, limpeza, restaurante, entre outros.
Apesar de o número de desemprego ter mostrado uma queda significativa, sendo atualmente o menor índice da série histórica chegando a 6,6%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a realidade de muitas pessoas ainda é de incerteza e desalento, o que é uma vergonha para um país como o nosso.
Cleonice Caetano, diretora de Assistência e Previdência do sindicato, destacou que o objetivo do mutirão é facilitar a vida das pessoas em busca de trabalho. A ideia é que, com uma única passagem, os candidatos possam realizar entrevistas em várias empresas no mesmo dia. "Nosso intuito é realizar ações como esta a cada 15 dias", explicou.
Nesta edição, uma novidade: empresas de cidades vizinhas, como Guarulhos e São Bernardo do Campo, também participaram, oferecendo vagas para moradores dessas regiões. Isso faz com que o processo seja mais acessível, aproximando ainda mais o recrutador e o candidato e trazendo oportunidades que antes poderiam estar distantes.
Com iniciativas como essa, o sindicato busca renovar as esperanças dos trabalhadores e criar uma ponte entre o que o mercado oferece e o que o trabalhador precisa, diminuindo o desalento e ajudando a abrir portas para novos caminhos.