Não existem fronteiras para a luta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em defesa dos direitos das bancárias. Nos dias 8 e 9 de fevereiro, a entidade participou da 9ª Convenção Nacional de Mulheres da Associação de Funcionários dos bancos da Índia (IBEA), que foi realizada na cidade de Ahmedabad, no país Asiático.
Com o tema “Garantir a segurança das mulheres no local de trabalho”, o evento reuniu mulheres de todos os estados da Índia, além de delegações do Brasil, Sri Lanka, Nepal, Grécia, Malásia e Egito.
A CTB foi representada no evento por Nancy Andrade, diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe; Elvira Ribeiro, diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará e Martha Rodrigues, diretora do Sindicato da Bahia. Elas levaram uma mensagem de apoio e solidariedade à luta das mulheres, compartilhando o exemplo de brasileiras que constroem cotidianamente a luta por uma sociedade mais igualitária e justa nos locais de trabalho e na sociedade em geral.
No pronunciamento oficial durante o evento, as bancárias da CTB destacaram “a honra de serem convidadas a levarem sua mensagem de apoio de tantas companheiras brasileiras à luta das mulheres indianas, lembrando que a luta das trabalhadoras se irmana em todos os países, ainda que respeitando suas culturas e diversidades, de maneira que enquanto houver no mundo uma mulher em luta, todas as outras estarão ao seu lado.”
A delegação brasileira destacou ainda a potência que a luta de trabalhadores organizados tem para mudar, não somente a sua categoria, mas a sociedade em geral em todos os países, sendo reconhecidamente fundamental a organização de trabalhadores e trabalhadoras em todos os países que lutam por dias melhores para sua população.
Ao final, as brasileiras saudaram a AIBEA, como organização central dos trabalhadores bancários de toda a Índia, e, em especial, sua organização das mulheres trabalhadoras em seu protagonismo. Elas agradeceram ainda a hospitalidade, cuidado e honraria com que foram recebidas pelas companheiras e companheiros indianos na cidade de Ahmedabad, expressando grande sentimento de irmandade e acolhimento a toda delegação brasileira.