Dirigentes dos Metalúrgicos do ABC receberam no último dia 12 a certificação do curso ‘Realidade Brasileira: Trabalho, Indústria e Desenvolvimento’ com a conclusão no nono módulo na UFABC (Universidade Federal do ABC). O último encontro ampliou o debate sobre projeto popular, reindustrialização, potencialidades e desafios para uma nova industrialização em nosso país no atual contexto brasileiro. O curso teve início em junho de 2024.
O diretor do Conselho Executivo do Sindicato e CSE (Comitê Sindical de Empresa) na Volks, Charles Aurélio de Lima, o Tuiuiú, celebrou a conquista de todos os participantes. “O caminho que o movimento sindical articula para capacitar seus dirigentes é o da construção política em primeiro lugar. É entender o contexto da indústria, da reindustrialização alinhados com políticas, a geopolítica e a economia contemporânea. Isso faz com que o dirigente tome posse do que está em debate no momento”.
Para Tuiuiú, é preciso compreender uma linha histórica dos acontecimentos dentro da indústria na qual a classe trabalhadora se encontra. “E essa junção de centrais sindicais, movimentos sociais, sindicatos e a academia se faz necessária para discutir os próximos passos da política no Brasil. Para mim, como um dos formados, é uma experiência muito positiva e nós vamos colher bons frutos dessa parceria”.
Curso
A maioria dos participantes são metalúrgicos do ABC, mas no conjunto têm ainda trabalhadores de diversos setores, como dirigentes sindicais dos metalúrgicos de Bauru, Cajamar, Sorocaba, Osasco e Guarulhos; servidores públicos; professores; integrantes de movimentos populares como do Movimento Negro, MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), Movimento Brasil Popular; e estudantes da UFABC.
Os participantes receberam certificado das entidades executoras do projeto e, ao final do semestre, outro será emitido pela UFABC. O deputado estadual Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, ex-diretor do Sindicato, fez uma saudação aos presentes. Para a ocasião, compareceram ao evento a doutora em história econômica e professora da UFABC, Joana Salém Vasconcelos; e o doutor em desenvolvimento econômico, professor da Escola de Sociologia Política e assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Eusébio Jorge Silveira de Sousa.
O curso ‘Realidade Brasileira: Trabalho, Indústria e Desenvolvimento’ é uma parceria que envolve várias entidades, como os Metalúrgicos do ABC, UFABC, Escola Nacional Paulo Freire, Brasil Popular, Escola do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT), Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e Projeto Brasil Popular.