Nesta quarta 19, em Brasília, o Sindicato participou do lançamento do Sistema de Autorregulação Sindical do Setor Bancário, acordado e desenvolvido pelo movimento sindical bancário e representantes dos bancos.
A plataforma digital do Sistema de Autorregulação Sindical do Setor Bancário centraliza informações sobre o setor, seus trabalhadores, representação sindical, agiliza negociações coletivas, fortalece o diálogo entre sindicatos e bancos, além de tornar ainda mais democráticas e acessíveis as cláusulas negociadas ao longo dos 33 anos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os bancários terão acesso online aos acordos assinados por seus representantes e os bancos, e poderão identificar de forma fácil e rápida a entidade representativa da categoria em cada município.
O evento contou com a presença de representantes dos bancários como a presidenta do Sindicato e umas das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Neiva Ribeiro; da presidenta da Contraf-CUT e também coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira; dos bancos, como o diretor de Relações Institucionais, Trabalhistas e Sindicais da Febraban, Adauto Duarte; e de autoridades com o Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho; o secretário de Relações do Trabalho do MTE, Marcos Perioto; o deputado federal Tadeu Veneri (PT- PR); entre outros.
“Este foi um evento muito importante, que marca os 33 anos da nossa CCT. Resultado do esforço de organização, mobilização, negociação e unidade da categoria em âmbito nacional. Nossa mesa nacional de negociações garante direitos econômicos e sociais para o conjunto da categoria e nos permite pautar os debates permanentemente. Um avanço social e exemplo de democracia”
Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários
Durante o lançamento, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou o pioneirismo dos bancários. “A categoria bancária é sempre um dos faróis no campo da inovação na negociação coletiva”, afirmou o ministro.
Por sua vez, Juvandia Moreira informou que “a Convenção Coletiva de Trabalho de Relações Sindicais vai ser operacionalizada através desse sistema”, destacando também a importância da autorregulação para a garantia dos direitos da categoria bancária, abrangendo questões salariais, de saúde, igualdade de remuneração, combate ao assédio moral, avanços tecnológicos, entre outros temas essenciais.
“Assim como a nossa CCT, na qual 85% das cláusulas preveem garantias superiores à legislação, o Sistema de Autorregulação Sindical do Setor Bancário é fruto da valorização da negociação coletiva. A categoria bancária foi a primeira a avançar em um acordo de autorregulação das relações de trabalho e da negociação coletiva, e agora dá mais um passo no lançamento conjunto do sistema de autorregulação. E precisamos avançar cada vez mais, uma vez que as transformações no mundo do trabalho colocam muitos desafios para o nosso movimento transpor”, conclui Neiva Ribeiro.
113ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho
Durante o lançamento, o Sindicato, por meio da Contraf-CUT e do Comando Nacional dos Bancários, convidou o ministro Luiz Marinho para participar da 113ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que ocorrerá em 10 de junho. O evento terá como tema "Mulheres, Diversidade e Eventos Climáticos Extremos em Negociações Coletivas".