Notícia - FITIASP reúne dirigentes para definir estratégias de negociação e fortalecer luta contra a escala 6x1

Nesta última terça-feira (18), em Limeira/SP, a FITIASP reuniu dirigentes de todos os sindicatos filiados para a realização de sua reunião anual de planejamento. O encontro, que durou o dia todo, foi fundamental para a definição das principais estratégias de negociação que serão utilizadas ao longo deste ano nas diversas datas-base. Além disso, foram eleitos os coordenadores que ficarão responsáveis por conduzir as rodadas de negociação coletiva.

 

Dirigentes reafirmam seu compromisso na luta contra a jornada 6x1

A reunião foi marcada por debates intensos e uma análise detalhada do atual cenário político e econômico, com o objetivo de alinhar a atuação sindical diante dos desafios impostos pelo patronal. Entre os principais temas discutidos estiveram a montagem da pauta de reivindicações, estratégias de negociação, contribuição assistencial, discussão sobre a base inorganizada e a organização sindical diante das eleições sindicais que se aproximam.

Outro ponto fundamental tratado no encontro foi a necessidade de unificação das pautas de negociação, um antigo desejo da FITIASP e dos sindicatos filiados. Essa medida busca garantir maior força nas mesas de negociação, evitando divisões que possam enfraquecer as demandas da categoria. Também foram discutidas questões específicas das usinas, com destaque para a relação entre FITIASP e FTIA Interior, buscando estratégias para ampliar a representatividade dos trabalhadores do setor.

A FITIASP também reafirmou seu compromisso na luta contra a escala 6x1, um modelo de trabalho que prejudica a qualidade de vida dos trabalhadores, dificultando o descanso adequado e comprometendo a saúde da categoria. A federação está articulando com todos os sindicatos para que esse tema seja incluído como pauta prioritária das negociações deste ano, reforçando a necessidade de garantir melhores condições de trabalho e respeito aos direitos dos trabalhadores.

Além dos debates estratégicos, a reunião também serviu para a organização do calendário anual, garantindo que todas as ações sindicais sejam planejadas com antecedência, permitindo um alinhamento eficiente entre os sindicatos filiados.

"A FITIASP, desde sempre, valoriza e incentiva a realização de reuniões e encontros como este. Ser sindicalista exige de cada um de nós organização, responsabilidade e planejamento bem definidos. Os dirigentes compreendem o valor de uma boa estratégia e sabem que só podemos garantir conquistas aos trabalhadores e trabalhadoras se estivermos dois ou três passos à frente do patronal", afirmou Paulão, presidente da FITIASP


Fonte:  UGT - 20/02/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.