Nesta quarta-feira (19/02), a Unia~o Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS) realizou uma importante reunia~o na sede administrativa em Porto Alegre. O encontro contou com a presenc¸a da direc¸a~o estadual e de dirigentes sindicais filiados a' central.
Durante a reunia~o, foram discutidas estrate´gias para 2025, incluindo a realizac¸a~o de um curso de formac¸a~o sobre trabalho e meio ambiente, a parceria da UGT com o DIEESE e a preparac¸a~o para a COP30. Ale´m disso, foi debatida a organizac¸a~o de um semina´rio estadual da UGT abordando temas como letramento em ESG, Economia do Cuidado e Gerac¸a~o T.
A UGT-RS tambe´m reforc¸ou seu apoio irrestrito ao projeto de lei da deputada federal Daiana Santos, que propo~e a reduc¸a~o da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1. Outro ponto destacado foi a participac¸a~o ativa da UGT-RS em espac¸os poli´ticos institucionais, como conselhos estaduais, ale´m do engajamento em mobilizac¸o~es pu´blicas em defesa da reduc¸a~o da taxa Selic, da valorizac¸a~o do sala´rio mi´nimo regional e da construc¸a~o de candidaturas via´veis do movimento sindical para as eleic¸o~es de 2026.
Para Norton Jubelli, presidente da UGT-RS, a reunia~o reforc¸ou o compromisso da central com a luta dos trabalhadores:
"Nosso papel e´ garantir que as pautas fundamentais para a classe trabalhadora sejam debatidas e avanc¸adas. Estamos focados em fortalecer nossa atuac¸a~o poli´tica e sindical para conquistar mais direitos e melhores condic¸o~es de trabalho."