Notícia - Posto adota bermuda como uniforme para reduzir o risco de calor

A crise climática, causada pelo aumento das temperaturas, requer uma reconfiguração das condições de trabalho em diversas partes do mundo. No Brasil, as intensas ondas de calor, como as que ocorrem neste mês de fevereiro, trazem graves riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente dos frentistas, que estão expostos a ambientes sem um controle adequado de temperatura.

A exposição ao calor excessivo pode causar diversos problemas de saúde, como desidratação, aumento da frequência cardíaca e queda da pressão arterial. O Ministério da Saúde recomenda que as empresas adotem medidas para prevenir os riscos do calor extremo.

Para amenizar o calor e diminuir a sensação térmica que chega a 50 graus no asfalto, o Auto Posto Chacaltaya, no Recreio dos Bandeirantes, adotou a bermuda como peça do uniforme. Os funcionários estão liberados para trabalhar de bermuda.

O diretor Ademir dos Santos trabalha como lubrificador no posto. Ele disse que a bermuda ajuda a aliviar o calor.

Além da roupa mais arejada, a empresa fornece água gelada para os trabalhadores.

Segurança no trabalho

Conforme o parágrafo único do artigo 176 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a ventilação artificial será obrigatória sempre que a natural não preencher as condições de conforto térmico.

De acordo com a advogada do SINPOSPETRO-RJ, Thaís Farah, as empresas devem cumprir as normas que garantem o bem-estar do trabalhador.

A NR 21 estabelece normas de saúde e segurança de trabalhadores que exercem funções a céu aberto. De acordo com o item 21.2, serão necessárias medidas especiais que protejam os trabalhadores da insolação excessiva, do calor, do frio, da umidade e dos ventos inconvenientes.

Thaís lembra que o ideal é que o funcionário se sinta o mais confortável possível no local de trabalho.

A advogada também citou as disposições gerais da NR 24, que estabelecem condições mínimas de higiene e conforto nas instalações das empresas. O item 24–9 trata do fornecimento de água para os trabalhadores.

As empresas são obrigadas a instalar bebedouros para os funcionários e, quando não for possível, devem fornecer recipientes portáteis próprios e hermeticamente fechados.

Thais Farah ressalta que, ao oferecer um ambiente saudável, o posto de combustíveis diminuirá a rotatividade entre os seus funcionários e mostrará aos clientes que o cuidado com o colaborador também faz parte das políticas e dos valores da empresa.


Fonte:  Força Sindical - 26/02/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.