Notícia - Trabalhadores protestam em Brasília contra privatizações e cobram financiamento do BNDES ao saneamento público

Na próxima quinta-feira (20 de março), trabalhadores urbanitários de todo o Brasil estarão mobilizados em Brasília para um ato em defesa do saneamento público e pela retomada do financiamento aos prestadores públicos pelo BNDES. A concentração será a partir das 13h, em frente ao Ministério da Fazenda, e contará com a participação de parlamentares, trabalhadores, movimentos sociais e diversas entidades da sociedade civil.

Denominado "BNDES NÃO VENDA NOSSA ÁGUA", o ato tem como principal objetivo denunciar o avanço das privatizações no setor de saneamento, que colocam em risco o acesso universal à água e ao esgotamento sanitário. Nos últimos anos, governos estaduais e municipais têm vendido empresas públicas para a iniciativa privada, resultando em tarifas abusivas, precarização dos serviços e exclusão dos mais vulneráveis.

Enquanto isso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que deveria atuar para fortalecer o setor público e garantir a universalização do saneamento, vem priorizando o financiamento de privatizações, em vez de apoiar a modernização e ampliação das empresas estatais.

 

Mobilização é fundamental para reverter privatizações

A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e demais entidades organizadoras do ato convocam trabalhadores, movimentos sociais e toda a população a se unirem nessa luta. O objetivo é pressionar o governo federal e o Congresso Nacional para que o BNDES retome o financiamento às empresas públicas, garantindo investimentos que priorizem o interesse coletivo e não o lucro privado.

O ato, que faz parte das atividades da semana que se comemora o Dia Mundial da Água (22/3), é uma iniciativa conjunta da FNU, CNU, Frune, Furcen, Fruse, Fenatema, Coletivo Nacional de Saneamento (CNS) e Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público.

Evento: BNDES NÃO VENDA NOSSA ÁGUA – Ato em defesa do saneamento público

20 de março de 2025
Horário: 15h - concentração a partir das 13h
Local: Em frente ao Ministério da Fazenda – Brasília - DF


Fonte:  Assessoria de Comunicação da FNU - 18/03/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.