Notícia - Sindsaúde defende Piso da Enfermagem vinculado à jornada de 30 horas

A luta pelo cumprimento da lei do piso da enfermagem segue firme com o reforço do Sindsaúde Bahia. No dia 11/03, a entidade participou do Fórum Nacional de Enfermagem, realizado na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), em Brasília. 

Representou o sindicato a dirigente Dart Clair, que ratificou a defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/2024, que vincula o Piso Salarial da Enfermagem à jornada de 30 horas semanais, com reajuste anual, garantindo melhores condições de trabalho para a categoria. 

Segundo a entidade, é urgente da aprovação da PEC, uma questão de dignidade e qualidade de vida para os profissionais do setor, que enfrentam jornadas cansativas e altos índices de problemas de saúde mental, afetando o atendimento à população. "A jornada de 30 horas é uma luta histórica e essencial para que os profissionais possam exercer seu trabalho com mais segurança e qualidade, com garantia de um bom salário. O Sindsaúde Bahia está comprometido em seguir firme nesta mobilização, cobrando dos parlamentares um compromisso real com a categoria", disse Dart Clair.

 

MOBILIZAÇÃO

O Fórum definiu várias estratégia de mobilização da categoria, como panfletagem na Câmara dos Deputados e no Senado e conversas com líderes dos partidos no Senado. O objetivo é ampliar a conscientização e pressionar os parlamentares para que a PEC 19 seja pautada e aprovada com urgência.

Além do Sindsaúde Bahia, o Fórum Nacional de Enfermagem reúne entidades representativas da categoria, como a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn); Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS); Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE); Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS); Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam); Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN); e a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf).


Fonte:  CTB-Bahia com informações do Sindsaúde Bahia - 19/03/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.