Notícia - Dirigente da CNM/CUT debate transformações da indústria automobilística na Índia

O secretário-geral da CNM/CUT, Renato Carlos de Almeida (Renatinho), participou da IndustriALL Global Union World Auto Conference, realizada de 4 a 6 de março em Pune, na Índia. O evento reuniu entidades de diversos países para debater os desafios e transformações da indústria automobilística, além de estratégias para fortalecer a solidariedade global entre os trabalhadores e garantir melhores condições de trabalho.

“A conferência abordou temas cruciais, como a transformação da indústria automotiva, impulsionada por novas tecnologias e digitalização. A automação e a transição para veículos elétricos impõem desafios aos trabalhadores, tornando essencial a luta por uma transição justa e qualificação profissional. Outro ponto debatido foi o trabalho precário, agravado pela terceirização e contratos temporários, que ameaçam direitos e benefícios conquistados. Os sindicatos reafirmaram a necessidade de união e resistência contra essas práticas”, disse o dirigente, que também é coordenador do segmento automotivo da Confederação.

Foram discutidas também saúde e segurança ocupacional; a responsabilidade da cadeia de suprimentos, cobrando práticas justas das montadoras e fornecedores. Painéis específicos analisaram os desafios dos setores de motocicletas e veículos comerciais. Durante a conferência, Renatinho visitou a Tata Motors, multinacional automotiva indiana, com sede na cidade de Mumbai, em Maarastra, e observou o trabalho de inclusão de mulheres na linha de montagem para um modelo de SUV. Participaram mais de 100 dirigentes de 36 entidades sindicais de 22 países.

“A mensagem final foi clara: não aceitaremos a exploração dos trabalhadores em nome do crescimento econômico. Unidos, os sindicatos seguirão lutando por um futuro justo, garantindo que as mudanças do setor beneficiem também os trabalhadores, essenciais para essa engrenagem”, avisou Renatinho.


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (Tribuna Metalúrgica) | Editado por: Redação CNM/CUT / Foto: Facebook / IndustriALL Global Union - 20/03/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.