Notícia - Metalúrgicos do ABC fortalecem organização sindical em encontro da Rede ZF

Os representantes do CSE (Comitê Sindical de Empresa) na ZF, em São Bernardo, participaram em 26 de fevereiro do encontro da Rede ZF, ao lado de dirigentes nas plantas de Araraquara, Sorocaba e Sumaré. O evento, sediado no Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas, foi essencial para fortalecer a organização sindical e trocar informações estratégicas sobre a atuação dos trabalhadores na autopeças no Brasil e no mundo.

“Apesar dos desafios enfrentados pelo setor industrial na Alemanha, a situação das plantas da ZF na América do Sul se mantém estável, com novas contratações e realização de horas extras. Esse cenário traz mais segurança aos trabalhadores brasileiros, reforçando a importância da mobilização sindical para garantir direitos e ampliar conquistas”, destaca o coordenador de São Bernardo e CSE na fábrica, Jonas Brito.

“Nosso compromisso é fortalecer a organização sindical e avançar cada vez mais. Já temos novos encontros planejados para reunir os sindicatos que representam os trabalhadores na ZF, sempre em busca de melhorias nas condições de trabalho e qualidade de vida”, afirma o dirigente.

 

Lutas

“Nesses espaços também fortalecemos a importância de estarmos dialogando de forma coletiva já que os trabalhadores de uma planta não são concorrentes de outra. No encontro, dividimos informações sobre as condições de cada fábrica em investimentos, processos, equipamentos e, principalmente, no maior patrimônio da empresa que somos nós, os trabalhadores”, diz o coordenador do CSE na fábrica, Ribamar Feitosa da Silva.

“Sobre São Bernardo, dialogamos a respeito das estratégias para valorizar os trabalhadores por meio de promoções, melhorias nos benefícios da empresa, além dos direitos já conquistados por meio dos acordos coletivos e da Convenção Coletiva”, explica.


Rede ZF

O coletivo foi criado há mais de dez anos, impulsionado pela CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), com o apoio do sindicato alemão IG Metall. Seu objetivo é promover a organização nacional dos trabalhadores na ZF, independentemente da central sindical à qual cada sindicato esteja filiado. A Rede tem ainda papel fundamental no diálogo com o Comitê Mundial da fábrica para garantir que as reivindicações dos trabalhadores brasileiros sejam levadas à matriz na Alemanha. A última visita foi em novembro passado, com um representante, reforçando essa interlocução global. Para 2025, toda a Rede segue mobilizada para garantir a participação de mais dirigentes brasileiros.


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC / Foto: Adonis Guerra - 27/03/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.