Notícia - CSB participa do VIX Seminário de Formação do Servidor Público Municipal da Femergs

A Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul (Femergs) realizou na sexta (28) e no sábado (29) o XIV Seminário de Formação do Servidor Público Municipal. O evento, que foi realizado na cidade de Santo Ângelo, contou com diversos painéis e debateu também a reforma parcial dos estatutos.

O presidente nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, estava impedido de participar presencialmente por razões médicas, mas fez questão de se juntar ao evento remotamente e saudar a presidente da Femergs, Clarice Inês Mainardi, pelo trabalho que tem feito na defesa dos servidores públicos no estado.

O presidente da CSB-RS, Sérgio Arnoud, representou a central no Seminário e reiterou a fala de Antonio Neto, e destacou a importância da iniciativa em um momento em que o movimento sindical precisa estar unido e vigilante na defesa da democracia. Ele também parabenizou a Femergs pela organização e combatividade com que tem atuado, e por investir na formação dos dirigentes dos sindicatos filiados.

Pela CSB-RS participaram ainda o diretor Dercírio Junior e secretária-geral Márcia Elisa Trindade.

LEIA: Centrais apresentam ao governo pauta sobre reajuste do piso regional do RS

O evento reuniu lideranças e trabalhadores do serviço público e debateu temas urgentes, como a retirada de direitos históricos da categoria e estratégias de resistência para preservá-los. Estiveram em pauta discussões sobre formas de luta, mobilização coletiva e articulação política, essenciais para enfrentar os desafios impostos por reformas e medidas que ameaçam precarizar ainda mais as condições de trabalho dos municipários.

Foi aprovada uma Moção de Apoio aos servidores de Bento Gonçalves, que aprovaram estado de greve em assembleia, após meses tentando negociar com a Prefeitura. Entre as reivindicações estão o reajuste salarial, a revisão do vale-alimentação e esclarecimentos sobre a modernização administrativa que levou à retirada dos biênios, além de protesto aos recentes projetos do Executivo que reduziram direitos dos novos servidores, com apoio da maioria dos vereadores.

 

 


Fonte:  CSB - 01/04/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.