Notícia - Saúde mental das trabalhadoras é tema de roda de conversa realizada pelo Sindicelpa

A atividade, organizada pela secretária-geral do sindicato e também secretária de Relações do Trabalho da CUT, Gilene Pinheiro, juntamente com as diretoras Alane Varjão e Danielle Ferreira, contou com a presença da presidenta da CUT Bahia, Leninha Valente, da tesoureira Cristina Brito, da secretária de Combate ao Racismo Ana Carla Fagundes, da secretária de Mulheres, Lucivaldina Brito e de dirigentes de diversos sindicatos.

A saúde mental da mulher trabalhadora é um tema essencial, que requer atenção e ação.
A Norma Regulamentadora 1 (NR-1) aborda as medidas gerais de prevenção de riscos ocupacionais, e sua versão atualizada entrará em vigor no próximo dia 26 de maio.

Uma das principais mudanças na nova redação da NR-1 é a inclusão dos "riscos psicossociais". Embora a norma não apresente uma definição explícita, podemos interpretar que se refere a fatores que afetam a saúde mental dos trabalhadores, gerando sintomas como estresse, ansiedade e depressão. Esses riscos podem surgir devido a práticas de assédio moral, sobrecarga de trabalho, metas irrealistas e falta de apoio das chefias.

A atualização da NR-1 representa um avanço na promoção da saúde mental das mulheres trabalhadoras. No entanto, é fundamental que o movimento sindical fiscalize, denuncie irregularidades e pressione as empresas para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todas as mulheres, destacou Gilene Pinheiro.


Fonte:  CUT Bahia | Editado por: CUT Bahia - 01/04/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.