O Sindicato dos Comerciários de São Paulo está intensificando a luta contra a escala de trabalho 6x1, que é uma jornada desumana e inaceitável. No dia 4 de abril, a entidade realizou uma ação no bairro de Santana, localizado na zona norte da capital, em frente à Linha 1-Azul do metrô. Durante a mobilização, foram distribuídos panfletos informativos e coletadas assinaturas de apoiadores que passavam pelo local, reforçando o compromisso com melhores condições de trabalho.
Josimar Andrade, Diretor de Relações Sindicais do Sindicato dos Comerciários, destacou a importância da iniciativa: "Estamos avançando por todos os cantos da cidade, coletando assinaturas e dialogando com as pessoas. Essa escala não é mais aceitável. Todos precisam de tempo para viver e desfrutar de qualidade de vida."
Esta jornada que na maioria das vezes é observada em comércios e serviços essenciais como por exemplo, transporte, está adoecendo os trabalhadores e tirando deles o direito de estar com a família, amigos e de estar com si mesmo.
Segundo um estudo divulgado pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANMT), em 2023, aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofriam com a síndrome de burnout, sendo o Brasil o segundo colocado no ranking internacional.
O Sindicato dos Comerciários de São Paulo seguirá firme em nessa pauta.